sábado, 27 de dezembro de 2014

On 07:27 by Erminio Melo   No comments
Lagoa do Piató seca, deixando cerca de 
600 famílias sem renda
Lagoa Piato
A Lagoa do Piató, em Assu, apontada como o maior reservatório natural de água doce do Rio Grande do Norte, secou e aproximadamente 600 famílias que usavam as águas do lago como fonte de renda, foram afetadas, segundo matéria assinada pelo jornalista Josemário Alves e publicada pelo Jornal De Fato.
No passado a lagoa beneficiava toda a região do Vale do Açu. Movia a economia regional com a produção de peixe, mandioca, milho, feijão, entre outros legumes. Em tempos passados, a população ribeirinha residente em cinco comunidades ao redor do reservatório chegavam a enviar toneladas de peixes para outros estados como Ceará e Paraíba, além de abastecer vários municípios do Estado. Hoje, o cenário é agonizante.
Além da pesca, a Lagoa do Piató era utilizada como um ponto turístico, fazendo sucesso nos períodos festivos como o carnaval quando recebia até 7 mil foliões. "Agora não vem ninguém nem mesmo no carnaval", declara Dioclécio de Souza, representante da comunidade Porto do Piató.
Lagoa do Piato 2
Ítalo Costa, disse que a medida mais urgente a ser tomada para reverter à situação seria a reativação do canal. "Eu acredito que se o governo refizesse o canal, que eles tentaram fazer em 2007 e não deu certo, seria a solução dos nossos problemas", afirmou. Este canal foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) no final de 2007 num formato que obteve resistência dos moradores da região e foi totalmente destruído no início do ano seguinte, deixando um enorme prejuízo aos cofres públicos.
Em julho deste ano de 2014, o secretário Luciano Cavalcanti, da SEMARH, disse à imprensa que tem se reunido com a Agência Nacional de Água e o Ministério da Integração, com objetivo de criar um plano emergencial para evitar que a seca prejudique mais ainda o abastecimento de água no Rio Grande do Norte e dentro desta proposta estaria à revitalização da Lagoa do Piató. Esta proposta não avançou no Governo Federal.
Com informações do Jornal De Fato e Fotos: Italo Costa - LEIA MAIS AQUI

0 comentários: