Fundamentos Socioeconômicos e políticos
                          da educação

     Aluno: Erminio Clementino de Melo Neto 
                                                                                        
                                                                                                                     
                
 Refletir nos Fundamentos Socioeconômicos e políticos da Educação nos faz voltar ao passado. Visto que, são eles que dão sustentação à educação desde o contexto histórico, acompanhando todo processo de trabalho e seus impactos causados na sociedade através do capitalismo.
Mas em que consiste as etapas do capitalismo? Essas etapas fazem parte de um processo muito antigo, desde o feudalismo até os dias atuais.    Foi através desse sistema que surgiram vários pensadores no assunto, entre eles Frederick Taylor que desenvolveu o método científico nas indústrias. Esse método deveria fazer com que cada trabalhador desenvolvesse uma atividade específica no sistema de produção, nascendo assim, o Taylorismo e a divisão do trabalho. Em seguida veio o Fordismo, através de Henry Ford (1863-1947), esse defendia a produção em massa em que os trabalhadores deveriam ganhar bem para gastar mais. Outra escola importante que veio sacudir o capitalismo foi o Toyotismo, idealizado por Talichi Ohno (1912-1990) nessa não podia ter uma separação rígida entre patrão e empregado e uma das suas principais características era: a mecanização flexível.
Um novo método, “Educação e Trabalho” trouxe o termo “empregabilidade, ” que se baseia em adequação do profissional às novas necessidades dos novos mercados do trabalho. Com esse novo método o trabalhador precisa se profissionalizar, para assumir um emprego. Assim, a necessidade da escola, do ensino profissionalizante e da educação. Com o Neoliberalismo, passou a exigir-se uma qualidade total da educação voltada ao mercado de trabalho, abrindo as portas de vez para a globalização.
Em virtude dos fatos mencionados, podemos dizer que os impactos causados a sociedade foram muitos, visto que, até hoje esse capitalismo irresponsável tem aumentado a miséria em todo parte do Mundo através de uma globalização que aumentou a riqueza dos mais ricos e deixou os miseráveis mais miseráveis, os avanços esperados com a junção “ Educação e Trabalho, ” ainda não surtiram os efeitos desejados.  













AS MURALHAS DE JERICÓ      (Josué 6:1....)

Depois de viajarem pelo deserto durante quarenta anos, os israelitas chegaram finalmente, diante de Canaã. Eles olharam e viram muita terra fértil, terra que mana leite e mel, Agora, era só entrar na terra e fazer o loteamento.  Mas para isto eles precisavam fazer um  pequeno esforço: vencer algumas batalhas que vinham pela frente e a primeira seria Jerico.
 Jericó estava rigorosamente fechado por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. (Js. 6,1) (Josué 6:2) - No entanto disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão esta cidade, seu rei e seus homens valentes; Era A primeira cidade inimiga, um centro importante e rico, rodeado por muralhas altas e poderosas. No seu interior habitavam os cananeus, com um rei, serviços secreto de inteligência (Js 2,2) e um valoroso exército. Os israelitas, pelo contrário, eram desorganizados vinham de tribos e clãs, vinham fugidos da escravidão do Egito. Como é que poderiam conquistar aquela terra, se a primeira cidade.
 As coisas não eram assim tão simples. Havia no caminho do povo de Israel uma imensa muralha com 6m de largura por 9m de altura..
Jericó estava localizada a 28 km a nordeste de Israel ,próximo ao mar morto. Estava encravada num oásis fértil  de abundantes palmeiras e tâmaras, com copiosas nascentes de água.  O que se sabe é que aquele povo era povo de guerra, existia um grande exercito, as muralhas não poderiam jamais serem escaladas, eles tinha planos de guerras armas modernas como: arcos e flechas, espadas, lanças de ferro maciços, bolas de fogo que seria jogadas a distancias.  Vale salientar, que este Jericó não é o mesmo da época de Jesus, a Jericóque Jesus por lá andou ficava a três quilometro da cidade antiga.
Mas Deus tinha um plano de guerra para seu povo.  Nesse momento Deus falou a Josué e explicou-lhe a estratégia que ele deveria utilizar para vencer e destruir Jericó,  
Era um ritual estranho: durante 7 dias, marchariam em círculo à volta da cidade, com a Arca da Aliança; os sacerdotes iriam tocando as trombetas, enquanto o resto do povo acompanharia com um solene silêncio; dariam uma volta cada dia e voltariam para o acampamento e  no sétimo dia rodeariam sete vezes. (Js 6,15-20). O número sete quase sempre representa DEUS na bíblia ou o total do que se quer representar, como as sete igrejas do apocalipse, as sete taças, as sete pragas, os sete cavalos, os sete castiçais,7 dias Deus fez o mundo.  Esta batalha aconteceu a1400 a.C., quando os israelitas chegaram à Palestina, a Terra Prometida. Num dia de Sábado aconteceu a derrota de Jericó - Dia de batalha espiritual e não de descanso. A ordem de Deus era queimar tudo, pois tudo era oferecido a deuses ou ídolos pagãos. E O povo de DEUS não se suja com o mundo.
QUERIDOS,APRENDEMOS COM ESTA HISTORIA QUE:
I – DIANTE DE CADA DIFICULDADE, HÁ SEMPRE UMA PROMESSA DE DEUS NOS GARANTINDO A VITÓRIA:(Josué 6:2) - Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
O povo de Israel estava diante de uma grande dificuldade. As altas muralhas.
Irmãos, Tudo aquilo que vem tentando impedir a nossa conquista, o nosso avanço, a nossa tomada de território, tudo aquilo que impede o êxito do projeto de Deus para nós, todo problema que aparece é um tipo de muralha colocada por Satanás  para nos impedir de receber a vitória.
 Nesse contexto, Satanás tem o desejo de nos fazer parar, fracassar e desistir. Entretanto, Deus entra em ação e espera que saiamos vitoriosos, experientes e fortalecidos.
 Deus então dá uma promessa de vitória para seu povo. (Josué 6:2) - Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
 O Senhor está dizendo ao seu povo: Vocês não vão desistir agora. Não vão se assentar no meio da estrada agora. Não vão voltar ao Egito agora. Não vão desanimar agora. Falta muito pouco para vocês conquistarem esta promessa. Eu lhes entrego esta muralha em suas mãos e a todos os inimigos que estão dentro dela.
Muitas vezes, nos encontramos em situações semelhantes. Quando pensamos que vamos tomar posse do milagre, quando pensamos que é só colocar os pés e entrar, estender as mãos e receber as bênçãos, surge uma grande muralha que parece zombar de nossa esperança.
II - DEBAIXO DE SUA PROMESSA, DEUS NOS ORDENA UMA AÇÃO (Josué 6:3)
- Vós, pois, todo o homem de guerra rodeará a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. (Josué 6:4)- E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
Deus poderia destruir aquela cidade, sem precisar que aquele povo rodeasse aquela cidade por sete dias.
Mas depois de ouvir o plano de Deus, Josué se levantou de madrugada, chamou sete sacerdotes cada um com uma buzina de chifre de carneiro e na frente ia arca do SENHOR. E foram e arrodearam cidade os sacerdotes tocando as buzinas e o povo em silencio total. ( quando alguém queria falar, Moises psiu...)
 A arca era um móvel em formatode Baú feito de madeirade acácia coberta deouro que representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. Dentro daquela Arca era guardadas as Tabuas da Lei que tinha sido escrito por Moises a mando de Deus.  E assim fizeram, rodearam o primeiro dia ate o sexto depois voltavam para o acampamento. Todo santo dia aquele mesmo ritual. Que não era um ritual de guerra. Aquele povo não sabia o que era uma guerra. Nunca tinham brigado com ninguém. Sacerdotes não eram homens de Guerra, eles eram os representes do povo para com Deus. Mas eles iam à frente, suas armas? Uma buzina numa mão e com a outra segurava a arca, que era muito pesada,.Do lado de dentro um forte exercito armado até os dentes, as muralhas não poderiam jamais ser escaladas, eles tinha planos de guerras armas modernas como: arcos e flechas, espadas, lanças de ferromaciços, bolas de fogo que seria jogada a distancias. Do lado de fora o povo de Deus, fazendo um ritual, cada uma com uma espadazinha, outros com um cajado na mão, rodeando a cidade de longe, não podiam chegar perto senão entravam no alcance das armas dos cananeus. Mas estavam esperando a ordem de Deus, Deus ia dá um Jeito, ninguém sabia como. Os soldados de Jericó estavam tranquilos, pensando que se tratava dum bando de loucos. ( corintianos)
Irmãos, Diante do obstáculo, das lutas, muitasgente tentavencer através de meios humanos. Imagine, se Josué resolvesse pular o muro ou cavar um túnel... Provavelmente, sua história não estaria na Bíblia, íamos precisar de outro assunto para esta mensagem.  Porém, o líder de Israel obedeceu ao Senhor, mesmo parecendo ser uma loucura aquela atitude.
Irmãos A mente humana, a nossa mente nos aconselha a dar um "jeitinho" em tudo, buscando uma solução mundana e humana para os nossos problema. Deus, porém, muda as situações pelas vias do sobrenatural.
 Para que o Senhor possa agir diante das grandes dificuldades que estamos enfrentando, é preciso deixar a presença de Deus ir à frente. ( diga: deixe a presença de Deus ir na frente meu irmão).
Se quisermos vencer as muralhas que surgem em nossa frente com o intuito de nos fazer parar ou nos desviar dos propósitos de Deus, precisamos ter compromisso em deixar o Senhor ir à frente e destruir as muralhas de oposições. Não podemos nos valer de técnicas humanas para tentar vencer os obstáculos, não podemos tomar a frente e passar adiante do Senhor. Precisamos esperar o agir de Deus.
III– É PRECISO OBEDECER A ORDEM DO SENHOR E ANDAR AO REDOR DA CIDADE VÁRIAS VEZES: (Josué 6:14 , 15e 16)
Queridos o povo de Israel arrodeou a cidade um dia, dois dias , três dias  ate o sexto dia em silencio total. Mesmo sendo uma volta a cada dia, depois iam para seus acampamentos, ninguém entendia nada. No sétimo dia Deus disse a Josué: diga ao povo que é hoje Josué. Vamos arrodear a cidade sete vezes hoje e na ultima volta quando os sacerdotes tocares as buzinas diga ao povo que gritem......
O povo precisava andar em volta da muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação do crente. Se você está consciente de que Deus lhe deu uma ordem, obedeça. Esta é a sua parte. Se você não sabe o que fazer diante do problema, ore, consulte a Bíblia, consulte a liderança da igreja e parta para a ação. Talvez os soldados de Jericó tenham dito: aquele povo é maluco. O que eles pensam que estãofazendo arrodeando a cidade? Deus sabia, Deus estava preparando o seu povo, aumentado sua fé, dando-lhes confiança, perseverança.
Irmãos,Não olhe para os seus pés inchados de tanto caminhar, não se detenha no seu cansaço, não dê desculpa sobre falta de tempo. Deus te ordenou, então obedeça e:
a)      ESPERE PELO TEMPO DO SENHOR:
(JOSUÉ 6:16)E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade.
Queridos não era grito de guerra, aquele povo não sabia o que era grito de guerra, era grito de louvou a Deus, eles sabiam fazer aquilo como ninguém, sempre que eles estavam cultuando a Deus, quando o sacerdote tocava a buzina eles glorificavam a Deus com aquele grito. Eles estavam com aquele grito preso na garganta a semana toda, aquele era um dia de sábado pra eles dia de glorificar a Deus, eles gritaram com toda força de seus pulmões.
(fazer o grito) CANTAR A MURALHA
b)CONCLUSÃO. AQUI ESTÁ O MAIOR TESTE DA PERSEVERANÇA E DA PACIÊNCIA.
 Deus poderia fazer com que aquelas muralhas virassem pó logo no primeiro dia. Mas Deus nos ensina antes de realizar um milagre.  Israel deveria andar em torno de Jericó durante 7 dias. Aqui está o MAIORTESTE DA PERSEVERANÇA E DA PACIÊNCIA. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos Apareçam mais firmes do que antes.
  





PREGAÇÃO  1
TEMA; AGRANDE FAMILIA DE JESUS . TEXTO; MAT. 12.50

INTRDUÇÃO; existe uma polemica muito grande entre católicos romanos e protestantes, sobre o fato da família de  Jesus.  O católico diz; que Maria e só teve um filho, Jesus, nós crentes que estudamos a bíblia, falamos que Jesus teve vários irmãos, - portanto ele não era filho único de Maria e sim de Deus como diz a palavra; Jesus era o primogênito de  Maria e unigênito de Deus. Em mat. Cap. 13, 55; o autor relata ate o nome dos irmãos de Jesus, quando diz;  não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmão Tiago, Jose, Simão e Judas? E não estão entre nós as suas irmãs?
Isto quer dizer, queridos que Jesus além de quatro irmãos tinha também várias irmãs.. O texto que nós lemos fala  no versículo 47, eis que estão La fora , tua mãe e teus irmãos e querem falar contigo. Mas eu não quero falar dos irmãos de Jesus por parte de Maria; eu quero falar da grande família de Jesus;
NO EVANGELHO DE JOÃO CAP. 1; 12 DIZ;  MAS TODOS QUANTO O RECEBERAM FORAM FEITOS FILHOS DE DEUS;
A palavra é muito clara quando diz que nem todos são filhos de Deus, a bíblia diz, neste mesmo evangelho que Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam;  isto deixa claro, que pra fazer parte da família de Jesus, para se tornar filho de Deus, para tornarmos uma família com Jesus, é necessário meus queridos, não simplesmente dizer que somos filhos de Deus, é preciso muito mais do que isto, é preciso primeiro;
1º ACREDITAR DE TODO CORAÇÃO  QUE ELE É O FILHO DE DEUS, O MESSIAS PROMETIDO,
Os judeus, povo escolhido por DEUS, não entenderam bem a profecia sobre a vinda de JESUS, eles acreditavam que Jesus ia nascer de uma família rica, poderosa, que cresceria  e assumiria o trono de Israel, montaria um reinado, prospero e poderoso, cometendo as mesmas injustiças da época, se colocando ao lado dos poderosos e desprezando os pobres e oprimidos.
Foi tudo ao contrario, Jesus nasceu de uma família pobre, cresceu como menino pobre, e começou seu ministério se colocando ao lado dos pobres e oprimidos e não dos ricos. Isto causou uma confusão muito grande na  cabeça do povo judeu. É por isso que o próprio Jesus fala no evangelho de João 1. (  veio para os que eram seus, mas os  seus não  o  receberam, mas todos quanto o receberam foram feitos filhos de deus).
Amados eu costumo fazer uma analogia desse texto da seguinte maneira: “ Um pai faz uma viagem muito  longa, deixa seus filhos todos  pequenos em casa, eles passam a vida toda ouvindo falar que seu pai vai voltar rico e poderoso, de repente seu pai resolve aparecer, pobre sem aparência e sem formosura, eles dizem:   ESTE NÃO É NOSSO PAI. O NOSSO PAI AINDA VAI VOLTAR. De repente uma outra  família  que não tinha pai, disse:   VEM,  NÓS O RECEBEMOS  COMO PAI. AQUELE PAI BONDOSO SE ACHEGOU AQUELA FAMÍLIA E FOI UM PAI  MUITO BOM.”
Foi assim a historia de Jesus, ele veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas todos quanto o receberam foram feitos filhos de deus.
Queridos foi uma benção para nós, só assim nós passamos a ter uma oportunidade, nós passamos a ser filhos de deus por adoção  por cristo jesus o seu Filho. Nós passamos a ter esperança de um dia morar na gloria. Você quer fazer parte da família de jesus? É acreditar que ele é o cristo filho de deus. Mas crer com toda sua força, com todo seu entendimento.
2º ACREDITAR QUE ELE MORREU NAQUELA CRUZ
 Queridos, aquela cruz que Jesus carregou e logo depois foi pendurado nela. Era pra mim e pra você. Ele não fez nada de errado para merecer aquele castigo, fomos nos que erramos. Por isto que o profeta Is. 53. Diz:  ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades “O CASTIGO QUE NOS TRUXE A PAZ “estava sobre seus ombros. Foi por causa daquela cruz daquele castigo, que hoje nós temos  paz,.. Queridos, a morte de cruz naquela época era  dada somente aos piores ladrões, aos piores malfeitores, jesus não merecia, ele era puro, inocente, nada fez para merecer tal suplicio. Se coloca no lugar de Jesus, com um cravo em cada mão, pendurado sobre aqueles cravos, enquanto lhe tinha força no corpo, ele deu para sustentar seu peso, mas depois, imagine aquela dor, o SALMO 22,14 DIZ: COMO AGUA MIM DERRAMEI, TODOS OS MEUS OSSOS FORAM CONTADOS, O MEU CORAÇÃO COMO SERA SE DERRETEU. Queridos, Jesus derramou todo liquido do seu corpo, através do suor, os especialistas diz que seu coração explodiu e depois se derreteu feito sera. Tudo para levar sobre si o seu pecado, o meu pecado. Amados,  para fazer parte da família de Deus, precisamos  aceitar o seu filho Jesus cristo, como Senhor e Salvador de nossas vidas. Aceitar pela Fé que ele é verdadeiramente o filho de Deus; aceitar pela Fé que ele morreu naquela cruz para nos salvar. Isto é feito através de renuncia, mudanças de atitudes, de termos compromisso a cada segundo de nossas vidas com a obra salvadora, redentora e transformadora do senhor Jesus. É necessários nascermos de novo.
certa vez um homem chamado Nicodemos perguntou a Jesus: mestre o que devo fazer pra ser salvo?
Jesus lhe respondeu; é necessário nascer de novo; ele ficou meio intrigado com aquilo e perguntou mais uma vez, como nascer de novo. Porventura devo entrar no ventre da minha mãe? E Jesus lhe respondeu; não; você tem que ser outra pessoa, deixar seus maus atos, passar a ter novas atitudes, ser uma nova criatura, isto é nascer em espírito. Só assim, seremos parte da grande família de deus.
se você pensa que esta neste mundo aproveitando tudo que acontece, tudo que  vê , pensando que faz parte da família de deus, você está  enganado, eu sei que é assim que você foi ensinado desde de criança, que você é livre para fazer o que bem quiser, que você é um filho de deus.
Não é assim que a verdadeira palavra nos ensina meu querido,  existe muitos falsos profetas neste mundo ensinando o evangelho de maneira distorcida. Você precisa renunciar  a si mesmo pegar a sua cruz e seguir a Jesus, só ele é o caminho que conduz o ser humano ate a deus, ele morreu naquela cruz para que tivéssemos outra chance de sermos feitos filhos de  
3º ACREDITAR QUE  ELE RESSUSCITOU. 
Queridos encontramos  na bíblia, vários casos de ressurreição, muita gente ressuscitou, a bíblia relata isto, no velho testamento, Elizeu ressuscitou o filho da viúva de serepta, no novo testamento Jesus ressuscitou a lazaro, a filha de Jairo e o filho da viúva de Nain, mas todos eles voltaram a morrer outra fez, hoje todos eles encontram-se em seus túmulos, Maomé, está em seu tumulo, buda está em seu tumulo, mas o tumulo de jesus três dias após a sua morte estava vazio, jesus tinha ressuscitado, e a PROVA FOI QUE ELE APARECEU A VARIAS PESSOAS ANTES DE SUBIR PARA O CEU, A BIBLIA É QUEM RELATA ISTO, NÃO SOU EU QUE ESTOU FALANDO ISTO, SE VOCE CRER NA BIBLIA, SABE QUE ELA E A PALAVRA DE DEUS, VOCE PRECISA ACREDITAR, QUE JESUS ESTÁ VIVO, AO LADO DO  PAI LA NO CEU, ESPERANDO A OEDEM DO PAI PARA VOLTAR E LEVAR COM ELE UM POVO ESCOLHIDO, SEPARADO, PARA SER SALVO, E MORAR  NO CEU. JESUS FALOU EM Mat. Eu vou preparar lugar, e quando eu preparar eu volto, para onde eu estiver vos estejais também, esta é outra verdade da bíblia, ele vai voltar (repita ele vai voltar)
  Mat. Relata que naquele dia jesus vai separa o povo, os que são salvos para um lado e os não salvos para outro lado. E vai dizer para os que são salvos- vinde benditos do meu pai para um reino preparado para vos antes da fundação do mundo e para os não salvos ele dirá- afastai-vos de mim malditos, para o larga de fogo ardente preparado para o diabo e seus anjos. Para fazermos parte da família de deus temos que fazer a sua vontade. No texto que   lemos mat. 12,50 diz;  PORQUE QUALQUER UM QUE FIZER A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU, ESTE É MEU IRMÃO, IRMÃ E MÃE.
Você tem feito a vontade deu Deus  meu amigo, ?
Você tem andado como manda a palavra de Deus?
Você tem deixado que Jesus dirija sua vida por meio do espírito santo/
Você tem ouvido a voz do espírito   santo falado contigo?
Se estas coisas acontece contigo  parabéns , você faz parte da grande família de Deus, com certeza Deus tem muito te abençoado, Deus com certeza tem derramado da sua graça sobre sua vida, com certeza rios de águas vivas tem passado pelo teu lar.
Agora se você não tem sentido estas coisas.  você precisa vir fazer parte da verdadeira família de deus.
pra isto só existe um caminho; Jesus
só existe uma porta; Jesus;
só existe uma ponte; Jesus;
só existe uma luz; Jesus
só existe um salvador; Jesus
só existe um libertador; Jesus;
A PALAVRA DE DEUS DIZ EM JOÃO 15.14; SEREIS-VOS MEUS AMIGOS SE FIZEREM O QUE EU VOS MANDO;
  . Quantas vezes você   tem sentido um vazio dentro de você, se achando perdido, sem saber pra onde ir, sem saber a quem se socorrer, este vazio amigo, só será preenchido por Jesus, você precisa fazer parte desta grande família de Jesus. Jesus vai preenche todo este vazio, ele vai te libertar das cadeias que satanás tem imposta pra ti. Seja qual for aquilo que está ti impedindo de aceitar a Jesus, Jesus está ti libertando neste momento, todas as correntes, cadeias, algemas, prisões estão sendo espedaçadas neste momento.   e aceite a Jesus hoje. A palavra diz que hoje é o dia aceitável do senhor. Com certeza o diabo está neste momento falando ao seu coração; que tudo isto é mentira, que você  não pode fazer parte desta família, que você não pode ser salvo.   Jesus morreu por você. Isto é mentira do diabo não dê ouvido. Você precisa levantar a sua mão, como sinal de confissão.  A bíblia diz que todo aquele que MIM confessar diante dos homens, eu vos confessarei diante do meu pai que está nos céus.




PREGAÇÃO PARA DOMINGO
IICr.29.1-19.
EZEQUIAS, UM MILAGRE DE DEUS.
Não se  pode falar do rei ezequias sem que antes fale do rei acaz, seu pai. acaz foi o pior rei de Israel, ele fez tudo de mau aos olhos de deus, ele além de suas maldades com o povo de Israel, ele chegou a sacrificar seus  filhos a outros deuses, ou seja a satanás. por isto que digo que ezequias foi um milagre de deus ele ter sobrevivido. só ficou ele de todos os filhos do rei, o que mim parece ser ele o mais velho. o rei acaz morreu ainda bastante jovem e seu único filho ezequias assumiu o trono com vinte cinco anos de idade.
 Quando todos de Israel pensavam que ezequias ia seguir a linha dura de seu pai, ele surpreendeu a todos.
  PROVIDENCIA DE EZEQUIAS FOI:
ABRIR AS PORTAS DO TEMPLO E REPARA-LAS. (V.3)

Ezéquias sabia que aquele templo tinha sido construído por Salomão filho de Davi, que Deus tinha mandado que eles o fizessem, Ezéquias  sabia que Deus tinha escolhido o seu povo, sabia do que Deus já tinha feito pelo seu povo, o que ele não sabia era o porque do seu pai ter se desviado da presença de Deus, tinha deixado de adora-lo para adorar outros  deuses, Ezéquias só não podia fazer nada, pois tinha visto seu pai  sacrificar seus irmãos mais novo oferecendo-os a outros deuses ou melhor a Satanás. Por isto que assim que ele assumiu o trono de Israel o seu primeiro ato foi abrir as portas da casa de Deus e conserta-las.
Irmãos  o apostolo Paulo escrevendo aos coríntios ele  diz que nós somos hoje este templo de Deus, somos templo e morada do Espirito Santo de Deus. Nós precisamos queridos fazer como Ezequias, abrir as portas desse templo que é o nosso coração e consertar as brechas que por ventura tenham Nele. Temos que está sem dar nenhuma brecha para que o inimigo venha tirar proveito de nossas fraquezas. Nós não podemos guardar nenhuma imundice dentro de nós.

2ª PROVIDENCIA DE EZEQUIAS:
ORDENOU QUE OS LEVITAS E SARCEDOTE SE SANTIFICASSEM ( V 5)

O texto diz no v. 4 que exéquias reuniu os sacerdotes e levitas na praça do templo, e ordenou que eles se santificassem, para começar a servir mais uma vez ao Deus de Israel, talvez  os sacerdotes e os levitas tenham ficados abismado tendo ouvido esta ordem de Ezéquias, mas com certeza eles ficaram felizes, pois eles conheciam mais do que ninguém o que Deus já teria feito pelos seus antepassados.
Irmãos, a liderança de uma igreja precisa está em intensa consagração, bispos, pastores, diáconos, líder de ministério de louvor, líder de mocidade, esses  sãos primeiros que têm o dever de está constantemente se consagrando, não que a igreja como toda não precise se consagrar, precisa sim, mas a liderança tem uma maior responsabilidade. Igreja que seus lideres não se consagram, não cresse, não tem com crescer.
3ªPROVIDENCIA DE EZEQUIAS:
ORDENOU QUE OS SACERDOTES E LEVITAS  SANTIFICASSEM O TEMPLO  DE DEUS E TIRASSEM TODA IMUNDICE DE DENTRO DELE.

Irmãos quando Ezéquias abriu as portas do templo e mandou conserta-las, ele com certeza assustou-se com tudo que viu ali dentro, seu pai o rei Acaz tinha feito do templo um deposito de coisa velha, uma dispensa do palácio do rei, tudo que se quebrava no palácio ele mandava guardar no templo. O templo de deus, a casa de deus estava uma imundice, tinha de tudo, ratos, baratas e morcegos, era um prédio velho abandonado. Por isto que Ezéquias ordenou que os sacerdotes e levitas fizessem um limpeza no templo  jogando fora toda imundice e depois o santificasse a Deus novamente.
Irmãos como está o templo de Deus em sua vida? Está limpo? Purificado? Santificado?
O que você tem jogado pra dentro do templo de Deus? Não se esqueça que hoje o templo e morada de Deus é o seu corpo.
Você tem fechado as brechas da porta do seu templo, para não entrar as imundices,: as fofocas, a falsidade, a intriga, o adultério, a prostituição, o senhor fala através da sua palavra que a sétima coisa que   a alma do Senhor mais abomina  é o irmão que semeia contenda entre irmãos.

4ª PROVIDENCIA DE EZEQUIAS:
ACENDEU AS LAMPADAS DO TEMPLO

Irmão o  pai de Ezequias o rei Acaz, era tão ruim, que até as lâmpadas do templo de Deus ele mandou apagar, cortou o gasto com o azeite que era o combustível para acender as lâmpadas, o povo de Deus estava nas trevas, não existia luz na casa de Deus não tão pouco o azeite.
Irmãos a luz na casa de Deus naquela época já representava o messias, o cristo, o Jesus o salvador do mundo o azeite que acendias as lâmpadas já representava naquela época o espirito santo que iria morar  com povo de Deus. Irmão Jesus hoje é a luz deste mundo, ele mesmo falou: eu sou a luz do mundo quem está em mim jamais andará nas trevas mais terá a luz da vida.
Como está a luz de cristo na tua vida? Estão acesas ou apagadas?
Você que ainda não é crente, talvez esteja dizendo: mais eu não sou cego, eu enxergo, eu ando na luz.
E eu ti digo: ainda que você tivesse 10 olhos, sem cristo você é cego, sem cristo você tem machado aa paços largo para o abismo, ou seja para o inferno.

 5ª PROVIDENCIA DE EZEQUIAS:
CONVIDOU O SEU POVO PARA FAZER UM CONCERTO COM DEUS  V.10)

Agora mim tem vindo ao coração que façamos um concerto com Deus de Israel.

Queridos o   concerto  referido por exéquias eram novos votos a Deus, o rei estava convidando o povo  para o arrependimento, para o choro, para o pranto para receberem o perdão de Deus.
Você tem feito concerto com Deus constantemente?
O crente precisa está constantemente, diariamente renovando seus votos para com Dbeus. Não tem nada de errado nisso, é com ele e ara ele todas as coisas.

6º PROVIDENCIA DE EZÉQUIAS:
 ELE RESTABELECE O CULTO A DEUS (V.20)

Irmãos, quando os sacerdotes e os levitas terminaram com a tarefa de limpar o templo, acenderam as lâmpadas, foram  para o rei exéquias e comunicaram a ele, que estava tudo pronto, este trabalho de limpeza durou dezesseis dias. O rei não perdeu tempo, reuniu o povo e foram cultuar a ao verdadeiro Deus no templo. O rei levou o povo de Israel outra vez para a casa de Deus. E ali eles sacrificaram bois, ovelhas, cabrito, muitos sacrifícios foram feitos visto que os pecados eram muitos.
1-Irmãos como você está verdadeiramente cultuando a Deus?
2- Deus tem recebido o seu culto?
3- Você tem vindo para a casa de Deus cultua-lo com alegria?  Davi no salmo  122 ele escreveu: alegrei-me quando mim disseram vamos a casa do senhor.

 7ª PROVIDENCIAS DE EZÉQUIAS:
RESTABELECEU A FESTA DA PASCOA.,

A pascoa era uma festa milenar entre o povo de Israel, começou quando eles conseguiram com a ajuda de Deus, atravessar o mar vermelho. Ali houve uma festa em homenagem a Deus, eles dançaram, comeram pão e sacrificaram animais. Esta festa não existia mais. O templo estava fechado, com as portas quebradas, no escuro, cheio de imundices, o rei adorava outros deuses, imagens de escultura e aquilo era abominação a Deus. Deus continua até hoje abominando quem adora uma imagem de  escultura. Em Ex. 20. 4-5 9 não faras para ti imagem de escultura de nenhuma semelhança do que há em cima no céu nem em baixo da terra, nem nas águas, nem debaixo da terra. Não te encurvaras a elas por eu o senhor seu Deus visita a maldade dos pais nos filho até a terceira e quarta geração. Outra referencia de imagem de escultura; Nm. 33.52.Dt. 5.8 –Jz.17.3....
Queridos restabeleça a alegria do senhor na tua vida, e seja tú uma benção.








PREGAÇÃO:   O PARALÍTICO DO TANQUE DE BETESDA

Texto; jo.5;1-14.( IRMÃ ALDEIZA)

O tanque de Betesda é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Neste local  muitas pessoas pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.  Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunas onde muitos doentes, cegos, coxos, pessoas com os mais diversos tipos de enfermidades, que já haviam buscado todo tipo de recursos, que utilizaram todos os seus haveres e não havia nada que os médicos pudessem fazer para mudar o quadro de suas vidas; e haviam também pessoas excluídas da sociedade por não terem condições financeiras para buscar recursos e dependiam quase que exclusivamente de um milagre; e todos se juntavam aguardando que as águas se agitassem. A necessidade deste povo era muito grande, e também a sua fé;  eles acreditavam que um anjo descia e agitava as águas; e a primeira pessoa que ali descia, depois do movimento da água, era curado de qualquer enfermidade que tivesse; todas aquelas pessoas eram necessitadas de uma benção, uma cura, e depositavam a sua fé em um reservatório de água .Estava presente junto aquelas pessoas, um homem muito enfermo, e já havia trinta e oito anos naquela situação, e era muito difícil para ele buscar uma cura no tanque de água, pois ele era totalmente dependente de outras pessoas, que  também buscavam o mesmo objetivo que ele; e o que acontecia era uma verdadeira competição .
 Jesus estava presente naquele lugar, e observava toda aquela situação; quantas pessoas doentes, cegos, coxos, necessitavam de um milagre, mas estavam fixados no alvo errado. Jesus estava ali, e Ele queria curar todas aquelas enfermidades, sarar todas as feridas, dar vistas aos cegos; mas ele não era o alvo, ele não era o objetivo daquelas pessoas.
Para entendermos melhor este texto, tiramos dele alguns pontos importantes para o nosso aprendizado:
1º - JESUS NOS VÊ INDIVIDUALMENTE:
Irmãos, diante de tantos enfermos com diz o texto, Jesus mesmo com o seu amor imensurável por todos, Fixou os olhos naquele homem foi ao seu encontro e lhe perguntou: queres ficar são?(curado) e aquele homem lhe respondeu já em meio ao desanimo: senhor não tem homem algum que quando a água é agitada mim coloque no tanque! Mas enquanto eu vou desce outro diante de mim.  Neste momento Jesus movido por muita misericórdia, manda-o levantar-se, pegar o seu leito e ir embora.
Aprendemos com isso, que Jesus nos ver individualmente, não importa o tamanho das nossas dificuldades, ele tem misericórdia de quem ele quer ter misericórdia. Em Romanos 9:14,15,16 o apostolo PAULO afirma isso: QUE DIREMOS POIS? QUE HÁ INJUSTIÇA DA PARTE DE DEUS? DE MANEIRA NENHUMA! POIS DIZ A MOISES: COMPADERCER-ME-EI DE QUEM MIM COMPADECER E TEREI MISERICORDIA DE QUEM TEREI MISERICORDIA, ASSIM POIS ISTO NÃO DEPENDE DO QUE QUER NEM DO QUE CORRE, MAS DE DEUS QUE SE COMPADECE.
Foi assim desse jeito  esse homem não buscava a cura em Jesus, mas sim, buscava na crença das águas que se moviam por intermédio de um anjo que a agitava.  Mas mesmo assim Jesus resolveu cura-lo. A
Muitos estão tão perto de Jesus, mas continuam buscando sua cura, resolver seus problemas em mitos, crenças infundadas e religiosidades. Até mesmo crentes de muitos anos de fé, ainda não entenderam que precisamos buscar o Deus das bênçãos e não as bênçãos de Deus, esse tipo de crente só vêm às igrejas quando estão passando por lutas, dificuldades, quando estão precisando realmente de um milagre.
Neste caso, pra uns  Deus olha com olhar de misericórdia e chega, pra outros não, e esses que não recebem as bênçãos terminam se decepcionando com DEUS e se afastam cada fez mais dele.
2º -  PODEMOS SER ACHADOS POR JESUS MESMO QUANDO NÃO O BUSCAMOS.
Podemos observar que este paralítico não fazia parte daquela multidão que andava com Jesus, que comia ao lado de Jesus, ele estava plantado ao lado daquele tanque em busca de um milagre, o texto não relata a quanto tempo ele dava plantão naquele tanque, só se sabe que a trinta e oito anos ele sofria daquele mau. Mas mesmo assim ele foi ACHADO POR JESUS ao contrario da mulher do fluxo de sangue que cria que se ao menos tocasse nas vestes de jesus seria curada diferente de Jairo que deixando de lado tudo que ouviu e aprendeu quando afilha adoeceu foi ao encontro de jesus. esse homem como os demais que estavam ali certamente já tinham ouvido falar de jesus mas mesmo assim se manteve preso a crença mas jesus quando quer abençoar, curar, libertar, salvar ele mesmo se faz achado por aqueles que não o procura.com isso vemos se cumprir o que diz a palavra a respeito do próprio jesus em Isaias 61. O ESPIRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, POIS MIM UNGIU PARA EVANGELIZAR OS POBRES, CURAR OS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO, A PREGOOAR LIBERDADE AOS CATIVOS, A DAR VISTA AOS CEGOS A POR EM LIBERDADE OS OPRIMIDOS E ANUNCIAR O ANO ACEITAVEL DO SENHOR. Hoje não é diferente mesmo com o evangelho tão propagado as pessoas fazem do mesmo jeito buscam a solução pra os seus problemas em tudo que ouvem falar menos em quem de fato pode todas as coisas .Mas jesus também continua o mesmo abençoando os que o seguem e os que não o seguem.(contar o testemunho que a irmã aparecida contou outro dia).
 3ª- UMA VEZ QUE SOMOS LIBERTOS, O SENHOR DESEJA QUE ANDEMOS EM SANTIDADE.
Podemos observar essa verdade no versículo 14. O texto diz que Jesus voltou a encontrar aquele homem no templo  e disse-lhe: EIS QUE JÁ ESTÁS SÃO, NÃO PEQUES MAIS PARA QUE NÃO TE SUCEDA ALGUMA COISA PIOR.          
Em poucos textos da bíblia, ENCONTRAMOS JESUS falando desta maneira, além deste encontramos também o texto da mulher adultera que foi pega no ato do adultério, onde ele diz; MULHER ONDE ESTÃO OS TEUS ACUSADORES? NINGUÉM TI CONDENOU? E ELA DIZ NINGUÉM SENHOR! E DISSE JESUS: NEM EU TAMBÉM   TI CONDENO VAI-TE  E NÃO PEQUES MAIS.
Como podemos ver até então a condição de pecador dessas pessoas não foi nenhum impasse para que jesus se aproximasse delas, mas depois  que jesus libera sua graça na vida delas a historia muda.
Entendemos com isso que enquanto não temos uma experiência com Jesus um encontro ele, somos ignorantes a cerca da graça bendita, do amor, do perdão, da bondade de Deus e ate mesmo de qualquer responsabilidade para com Deus.
Mas agora  que fomos digamos assim: contemplado por Jesus, devemos andar na presença dele. Como o próprio  Deus falou a Abraão em gênesis 17.2,3 anda em minha presença e sê perfeito em outra versão diz viva uma vida de comunhão comigo  e seja obediente a mim em tudo. e porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente. 


         
                 PREGAÇÃO -  NOÉ: PURA OBDIÊNCIA
 texto; gn- cap. 6 ( Pb. Erminio)

O capitulo seis de gênesis, mostra a situação em que se encontrava a raça humana, nos versículos de 1ª8. no que trouxe grande consequência para a raça humana, tais como: ausência do espirito de deus ; diminuição dos anos de vida; arrependimento de deus em ter criado o homem; diante de todas essas consequências, deus traça um plano para destruir tudo que tivesse vidada sobre a terra,  mas deus tinha feito uma promessa que encontra-se em gen. 3;15 ( porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência, esta te ferirá a cabeça e tu lhes feriras o calcanhar.), mas diante de tanta maldade no ser humano deus encontrou nome   homem justo e integro entre os seus contemporâneos. Para entendermos melhor a lição que tiramos do diluvio para nossas vidas, dividimos esta historia em alguns pontos:
1º Noé era obediente a Deus
Queridos, Noé era de idade avançada, muito velho, quando Deus apresentou-se a Noé, contou-lhe o seu plano de destruição para todo ser vivente, e pediu ajuda a Noé, mandou que ele construísse  um grande barco, ou seja; uma arca, mas mesmo tendo uma idade avançada, não sendo um especialista em construção de barco, ele não pensou duas vezes, não questionou a Deus, ele disse eis-me aqui Senhor, eu quero é contribuir, participar desse plano, nesse mesmo instante  Noé foi agraciado com a competência para construir a arca e fez com excelência, veja que não era um barquinho, pequeno, a arca tinha   135m de comprimento 23,5 de largura e 13 m de altura, além de um enorme porão  ela tinha três andares para cima, era uma obra pra engenharia, mas Deus capacitou a Noé. Queridos em hipótese nenhuma Noé sabia construir um barco daquele porte,  nem Deus esperava que ele soubesse. No entanto, sua disposição em ouvir e obedecer a voz de Deus, fê-lo apto e capaz para realizar tão grande obra.
Aprendemos com isto, queridos, que o mundo  não está diferente daquela época, está muito pior, a historia relata que já existia uma grande quantidade de pessoas naquela época, pois de adão até Noé já se passará 1650 anos, isto prova, estatisticamente que já existia uma grande população no mundo, e junto com ela, muita corrupção, maldade, pecado e muito mais, e deus se arrependeu de ter feito o ser humano. Eu digo a vocês, que hoje, da maneira que as coisas veem se evoluindo, esta maldade, o pecado está mil vezes mais impregnado no coração humano do que antes, com certeza deus está mais uma vez arrependido de ter feito o homem. De ter feito aquela promessa de conservar a raça humana.  [1]Ninguém tem ouvido a voz de deus, ninguém tem obedecido a voz de deus, os crentes estão por toda parte, falando de jesus, dizendo que o fim vem, que jesus representa aquela arca, que o diluvio não mais, mas o fogo e certo, ninguém tem escutado os Noés de hoje.
2º LIÇÃO DO TEXTO – NÃO DÊ OUVIDO AS CRITICAS.
Queridos as coisas de Deus é loucura para este mundo, falou assim o apostolo Paulo, quando deus mandar você fazer algo, não dê ouvido as criticas, apenas continue fazendo o que precisa ser feito. Imagine as criticas que Noé sofrerá, a bíblia diz, que todos que passavam e viam aquela arrumação, criticavam-no e diziam que ele estava ficando louco, outros diziam que ele estava esclerosado, mas Noé não desistiu, ele sabia que deus estava com ele, que deus falava com ele e que o fim estava próximo, dependia apenas da sua disposição para concluir aquele barco, quando noè falava que deus ia acabar o mundo com grande chuva[2] muitos riam, outros o xingavam  dizendo que ele estava querendo ser santarrão,, outros diziam que ele estava bêbado, outros que esta doido, mas ele estava sempre alertando aos homens, dizendo: as vossas maldades, os seus pecados fizeram com que deus resolvesse destruir o mundo com um diluvio, mas todo aquele que se arrepender e entrar neste barco será salvo,.
Queridos vejam que tamanha semelhança há entre aquela época e hoje. Imaginem, pensem, meditem e tirem suas próprias conclusões. Como está este mundo hoje? O que as pessoas andam aprontando? Será que tudo que tem acontecido faz parte da alegria de Deus ou da ira de Deus? Será que o que se ouve dos crentes é motivo para se criticar ou meditar? Eu ti pergunto: como está a sua vida hoje?
3º LIÇÃO DO TEXTO- NOÉ CONSTRÓI A ARCA. É O FIM.
Queridos, Noé após alguns anos, cumpri sua missão, constrói a arca.  e o juízo para esta época foi o diluvio. Deus mostrou que o homem sem deus é guiado por sua consciência, não tem  possibilidade  de auto redenção, de sair de seu estado de pecador. Por isto não pode ser fiel a deus e escolher o bem. ao preservar Noé deus estava preservando sua promessa. no é achou graça diante de deus. Era justo, por isto achou graça e creu nela. Usou a sua fé. Em Noé deus estava deixando um remanescente da raça humana por que o  plano de redenção  do ser humano continuaria através de jesus e não poderia ser frustrado de jeito nenhum.
Noé foi pregador da justiça de Deus  Ped. 2.5,  e crendo no plano de Deus construiu uma arca hab. 11.17, mas ninguém creu na palavra de deus que ele pregava e a prova é que ninguém entrou na arca além dos seus familiares. Assim como hoje eles  se tornaram indesculpáveis diante de Deus,  ninguém crer no  caminho,  ninguém passa pela ponte quase ninguém tem entrado no barco.
 4º LIÇÃO DO TEXTO – NÃO PERCA O BARCO.
Queridos lembrem-se de uma coisa. a arca foi feita por amadores o titanic por profissionais, mas qual suportou a tempestade? a diferença é             que deus está na arca.  Amados.
Começou a grande chuva e todos se davam a esbornia, farras, bebidas, prostituição, maldade, crimes, intrigas etc.  e a chuva foi aumentando, as aguas foram subindo, os rios transbordando, as  correntezas  começaram a destruir o que tinha pela frente, as aguas foram chegando em lugares onde nunca tinha ido, começou a surgir os primeiros clamores, pessoas morrendo, pessoas subindo para os lugares altos, as encontras descendo e subterrando  povoados inteiros, enquanto isto noé já  estava dentro da arca, a porta já estava fechada, e deus tinha falado: depois que fechar a porta não abra pra ninguém , a multidão, aqueles que tinha criticado a Noé começaram a lembrar da arca: dos ensinamentos de noé, muitos ainda estavam em lugar seguro e pensava que era apenas uma chuva forte, outros começaram a  nadar em direção da arca, muitos até chegaram na arca mas a porta estava fechada, bateram ,bateram e não se abriu. Muitos tentaram se agarrar na arca, mas não conseguiram, foram quarenta dias com quarenta noites de muita chuva.
O juízo de deus estava cumprido, não restará nada, nenhum ser vivente, exceto aqueles que entraram na arca.
Uma coisa eu vos garanto, tudo ira acontecer do mesmo jeito queridos,  a única diferença é que a ira de deus será maior, desta vez não será agua, é fogo e ele diz em sua palavra  que ate os metais da terra se derreterão, não ficará nada, não restará nada, a arca está com as portas abertas meus queridos, os crentes não estão mentindo, estamos profetizado o que deus tem anunciado, se você aceitar a jesus como senhor da sua vida, você vai está salvo naquele dia, jesus é o barco, ele é a arca, e todo aquele que estiver com ele não sofrerá danos nenhum, sabe por que? Porque neste dia a igreja do senhor já tem sido arrebatada[3] e levada para o céu. Não perca o barco meus queridos. a hora é esta. planeje para seu futuro. Não estava chovendo quando no é começou a construir a arca, não deixe a chuva começar  com você fora da arca, não deixe para o fim, amados, venha pra jesus hoje. Ele é a nossa arca bem segura,. Quem esta nele jamais naufragará.
5º LIÇÃO DO TEXTO – SÓ SAIA  DO BARCO QUANDO O SENHOR MANDAR.
A chuva parou, mas Noé aguador as aguas baixarem, e esperou as ordens de Deus.  Quando Noé saiu do barco deus fez um pacto com Noé e com todo raça humana que ainda ia surgir sobre a terra, que nunca mais ele destruiria a terra com agua. o arco-íris sinaliza este pacto gen. 9.8,18.  Queridos os sinais visíveis de deus é uma forma de testemunhar ao ser humano o poder de sua palavra e materializar a sua graça.
Após o diluvio deus estava estabelecendo seu reinado, baseado no poder da sua graça, que se estenderia por toda humanidade. Os problemas da humanidade, como a maldade, corrupção, homicídio, intrigas, furtos, prostituição, ou seja; o pecado da humanidade não tinha sido escoado com as aguas do diluvio, e como sempre ocorreu, as consequências vieram de imediato e posteriores, mas com uma diferença. Hoje vivemos pela graça, o nosso barco nos colocou sobre um bem seguro, Jesus o filho de deus. O aceite em quanto a tempo......





[1] Povo criado por Deus
[2] Diluvio  chuva forte
[3] Arrebatada: tomada para si


PREGAÇÃO SOBRE LÓ
TEXTO; GN 19.1-23.( Pb. Erminio) – Adaptada de um texto do Pr. Evaldo Raimundo.

 .  Amados Deus mandou que Abraão  deixasse sua  terra natal, e fosse para uma terra distante, Abraão não pensou duas vezes  pegou sua esposa sarai seus empregados seus escravos toda sua fazenda, bois, ovelhas, bodes cavalos camelos e partiu, mas Abraão tinha uma sobrinho muito achegado  a ele por nome Ló, que decidiu ir com ele. Ló além de querer muito bem ao tio era também um aventureiro, pois ele tinha uma vida boa em ur dos caldeus, ele era um fazendeiro também bem sucedido, a bíblia fala que ele tinha, fazendas, empregados escravos e muito amis. Queridos durante a caminhada começou a haver problemas entre os empregados de Abraão e os de ló.
Queridos, certo dia Abraão chamou a ló e disse; olha meu sobrinho, aterra é muita, está havendo problemas e não deve haver briga entre nós  e  os nossos empregados, então  você escolhe, se fores para a direita eu irei para a esquerda ou vice e versa. Neste momento ló levantou os olhos e viu as campinas do rio Jordão próximo de Sodoma e Gomorra e disse; irei para lá, para as campinas. A bíblia diz que ló estendeu suas tendas até Sodoma. E ali ele cresceu, chegou a ser juiz e Sodoma.
Queridos, enquanto Abraão era um crente exemplar, submisso a deus, Ló era  uma exemplo de  crente teimoso, obstinado , vivia movido por uma ambição terrível, e mundano. Mesmo assim o senhor o tem como justo.
Para entendermos melhor o texto iremos dividi-los em três pontos.

1ª – LÓ LEVANTOU OS OLHOS PARA O LUGAR ERRADO.

Queridos, Abraão  oferece uma palavra conciliatória  a seu sobrinho. Mesmo diante  do direito da antiguidade, que dava  direito de escolha para ele. Ele deixa que seu sobrinho ló escola primeiro demostrando assim a generosidade de alguém que vivia pela  fé no deus soberano e todo poderoso e que nos abençoa.
Diante da proposta de Abraão  Ló escolheu ir para as campinas do Jordão , pois viu que a terra era boa, bem regada,e ali armou suas tendas e estendeu a ate Sodoma;  queridos, a escolha de ló foi através dos olhos . ele olhou para o que era bom e bonito. Viu o que era atrativo, sentiu desejos e escolheu. Abraão foi diferente. Ele deixou que o deus que ele servia fizesse sua escolha, não importava se era bonito ou feio, ele sabia que pra deus o mandasse ele seria abençoado.
Queridos, quantas vezes nós escolhemos de forma errada, quantas vezes nós não levantemos os olho para o lugar errado e nos encantemos com o que é bonito, com o que é belo. Quantas vezes nós não escolhemos de acordo com os nossos próprios desejos e nos damos mal. 
Nossas escolha precisam ser feitas, não pelo que estamos vendo mas sim pelo que DEUS está vendo e nos orientando. As vezes escolhemos errado por que nossas escolhas não foram  na dependência  e vontade DO SENHOR. As terras escolhidas por LÓ eram boas mas a bíblia diz em GN 13.13 que eram maus os homens de Sodoma e grande pecadores contra o senhor. Ló com certeza sabia disso, mesmo assim preferiu ir para lá.
Quantas vezes nós não escolhemos algo bonito e atrativo sabendo que não é bom, que vamos nós dá mal. Foi assim com sanção quando escolheu Dalila, ele sabia que não podia, mas seus olhos se encheu de desejos ela era muito bonita era bela, formosa, atrativa aos olhos. Ele não perdeu tempo. Desejou e tomo-a  para si. Ele não se importou para o que deus tinha  falado. Se deu  mal.
Davi. Olhou para bateseba, desejou-a,  ele sabia que não podia, que DEUS não permitia, mas ela era bonita, ele foi pela escolha dos olhos e se DEUS mal. Ele não esperou que Deus  escolhesse. Para ele outra esposa, se é que ele estava precisando.
Queridos a consequência  da escolha de ló, logo  apareceu; ele foi levado cativo, com toda sua família, empregados e toda sua fazenda, na guerra dos 4 reis contra os 5.
Mesmo diante dessa triste experiência, de ser levado cativo, juntamente com toda sua família, Ló não desistiu, continuou habitando em Sodoma juntamente com os ímpios.
Quantas vezes irmãos, nós não fazemos do  mesmo jeito..... cometemos erros, mesmo sabendo que estamos cometendo, só por que para nós é satisfatório, bom e agradável.
Mas DEUS com sua imensa misericórdia continuou  amando LÓ, muito mais que antes, a prova é: quando DEUS resolveu destruir Sodoma mandou seus anjos tirar o seu filho de lá,  o justo Ló.

2º -  O PESO DO JUÍZO DE DEUS.

O juízo de DEUS estava agendado  para Sodoma. Deus tinha o Dia e a Hora para destruir aquele lugar. E mais, ele mandou avisar.  Deus revelou a Abraão e mandou seus anjos avisar ao justo ló e sua família.
Queridos, eu não sei como um homem temente a deus feito ló, chamado de justo pelo próprio deus, conseguia viver em Sodoma, a bíblia revela algo absurdo daquele lugar, queridos o tempo hoje   está  quase semelhante a aqueles  dias em que  Sodoma estava vivendo. Para se ter uma ideia, quando os anjos chegaram na casa de ló os moradores daquele lugar quiseram invadir a casa de ló, para tira-los de lá. E sabe pra que irmãos? Para abusa-los sexualmente. Ló sabendo que se travava de anjos de deus, ofereceu até suas próprias filhas em troca.
Queridos os anjos chegaram e disseram a ló, olha ló, nós não temos tempo, tira teus genros, tuas filhas, tua esposa tudo quanto tens nesta cidade pois nós vamos destruí-las, pois o seu clamor tem chegado diante da face do senhor. GN 19;12-13.
Queridos, ló apesar de gostar de morar naquele lugar, ele não se conformava em ver tanta injustiça, tanta prostituição, tantos crimes, ló tinha negócios, naquela cidade, bons negócios mas mesmo assim ele pedia a deus que desse um fim a tudo aquilo.  E o fim chegou para Sodoma. Deus tinha determinado que ia fazer chover fogo sobre aquela cidade e que todos pagariam pelos seus erros suas desobediência, não escaparia ninguém exceto a família de ló.
 Queridos o juízo de Deus tem hora marcada. Você não sabe, eu não sei, mais vai chover fogo na terra, de uma coisa fique certo, deus vai destruir este mundo com fogo. Como em Sodoma e Gomorra. Mundo hoje está muito parecido com Sodoma e Gomorra. Deus não vai poupar ninguém. Exceto  aqueles que confessam  o nome de jesus como senhor e salvador e suas vidas, excetos os crentes fieis, estes serão arrebatados primeiros.
 O juízo de deus é certo para este mundo e tem muita gente dormindo, a bíblia diz em ef. 5;14( desperta, tú que dormes, levanta-te entre os mortos e Cristo te esclarecerá) isto quer dizer que tem muita gente dormindo e outros já  estão mortos, estão vivos sobre a terra, mas mortos espiritualmente. Tem muita gente dormindo, de olhos  fechados. Os crentes falam,  falam de jesus e eles não dão créditos, acham que tudo é brincadeira, não queridos. Deus vai trazer juízo a este mundo, você vai provar da ira de deus se não se converter.

3º - NÃO BASTA SAIR DE SODOMA, TEM QUE TIRA-LA DO CORAÇÃO:

GN 19;16 diz que ló estava se escorando pra não ir. Ele não queria deixar tudo, ele estava passando naquele momento por uma grande luta, ele sabia que tinha que sair pois conhecia deus, mas sabia que não ia poder levar seus bens, ia sair só com a  roupa do corpo, tudo que tinha construído ia ter que deixar pra traz.  A bíblia diz neste mesmo texto que os anjos pegaram LÓ, suas duas filhas e sua mulher pelas mãos e saíram puxando para fora da cidade. Mas a ordem de DEUS era: caminhe sem parar e não olhe para  traz. 
Olhar para traz e parar na caminhada é correr risco de estagnar-se  na jornada. JESUS disse: ninguém que lança a mão no arado e olha para traz, está apto para o reino de DEUS. LC. 9;62
Infelizmente a mulher de LÓ, não resistiu a curiosidade, ela não queria sair, ela não estava acreditando que Deus estivesse  falando a verdade, ela não queria deixar tudo que tinha para traz, Sodoma era uma cidade agradável aos seus olhos, ela já estava fora da cidade , já havia começado a marchar, quando ela começou a ver a destruição, olhou para traz e virou uma estatua de sal. Morreu.  Ela se comportou feito crente que saiu do mundo, mas não tirou o mundo do coração está sempre pensando nas coisas boas deste mundo,  está na igreja por está, termina olhando Para traz. Queridos você que ainda não é crente,   ama as coisa deste mundo, você não tem coragem de abandonar a sua cervejinha, suas festas, seus carnavais....... Deus está falado com você nesta noite.... este mundo está igual a Sodoma. Ele vai destruir este mundo com fogo, só existe uma saída pra você.
Aceitar a Jesus como senhor e salvador da sua vida.
O juízo de Sodoma DEUS avisou a alguém, mas o juízo de Deus para este mundo, o dia ninguém sabe. Só sabemos que está próximo.
Saia de Sodoma tire seu coração de Sodoma e serás salvo.


                                                       PREGAÇÃO ( Pb. Erminio)

Texto; atos; 8- 26-31.( Felipe e o Eunuco)

1-o texto que nós lemos fala de dois homens, um chamava-se Felipe, homem cheio do temor do senhor, foi escolhido diácono da igreja pelos apóstolos, para ajudar, nos serviços da igreja, mas precisamente, nas distribuições de alimentos e vestimentas entre as viúvas e os pobres de israel., mas Felipe agradou o coração de deus e se tornou  um evangelista, pregador da palavra, intimo de deus, passou por uma experiência  que   na bíblia, só relata que ele passou .ele foi transladado de um lugar para outro. Felipe além de diácono era um evangelista e missionário.  Missões irmãos é algo que meche com deus, é algo que enche o coração de deus de alegria é algo que abala as estruturas do céu, o senhor Jesus o grande missionário, o maior de todos, os missionários, deu o ponta=pé inicial, mas deixou para nós concluirmos a sua obra missionaria. Deus quer que todos nós sejamos um missionário
2- o outro não sabemos o nome dele, era conhecido como o eunuco de Etiópia, mordomo da rainha  canadense mulher poderosa daquele pais . o que sabemos é que era um homem muito temente a deus, pois vinha da etiópia a Israel., só para adora a deus. Ele não sabia de Jesus, dos seus ensinamentos, pois se soubesse, adorava a deus lá mesmo na etiópia. Sabemos que era um eunuco, ou seja: tinham sido castradas para não oferecer perigo as mulheres do reino.
Queridos, para entendermos melhor este texto, vamos dividi-lo em três pontos:

1º- PONTO: FELIPE ESTAVA ATENTO A VOZ DE DEUS

no versículo 26 que lemos observamos que o anjo do senhor falou a Felipe: levanta-te e vai para a banda do sul, vai pelo caminho que desce de Jerusalém para gaza, que está deserto.
imagine se aquela hora fosse por volta de meio dia, eu acredito que Felipe, tinha acabado de almoçar, estava deitado, próximo a tirar um cochilo,  mas ele não pensou duas vezes, pegou seu bizaco e saiu.
queridos o lugar pra  onde deus mandou Felipe, era um deserto de areia,  a temperatura chegava a 50 graus,  lá é  terrível até hoje,  mas  Felipe nem perguntou a deus o que iria fazer naquele lugar. Ele foi.
Este lugar é aquele que ouvimos falar todos os dias na televisão, a faixa de gaza, uma área de terra que divide  a palestina de israel.,  a divisão é feita por um deserto  escaldante. Hoje lá só se vê foguetes cruzando de um lado para o outro.
Queridos, diferentemente de nós hoje. Pois temos uma dificuldade enorme de ouvir a voz de deus, ouvimos a voz do inimigo, nos empurrando para fazer o mau, ouvimos a voz dos falsos amigos, ouvimos a voz dos políticos corruptos, ouvimos até outras vozes: um dia eu quase não dormi, procurando um grilo  que estava cantando próximo a minha cama. Quando eu mim levantava pra matar o bicho ele parava de cantar, quando eu mim deitava ele começava, e assim foi a noite toda.
Queridos: ouvimos voz de tudo no mundo menos de deus. e quando ouvimos ainda duvidamos. Será que é de deus, Será que é possível deus falar comigo? e começamos a pedir prova igual a gideão. Sabe por que temos dificuldade de ouvir a voz de deus? Por que somos crentes de quatro paredes, não exercitamos nossa fé,  não saímos daqui de dentro para fazer missões, somos egoístas,, somos crente de oba-oba, queremos o céu só pra nós, lá é grande irmãos, cabe todo mundo. Precisamos ser crentes missionários.
Felipe amados estava atento a voz de deus.  e você? Pergunta a teu irmão: e você/?

2º PONTO: FELIPE ERA OBEDIENTE A VOZ DE DEUS

Queridos, no versículo 27 que nós lemos, observaram que Felipe levantou-se e foi ele não questionou, ele não perguntou a deus o que ele iria fazer naquele lugar perigoso, escabroso, quente, cheio de poeira.  Ele foi. Ele não pensou duas vezes ele foi. ( diga pra ele: ele foi) Felipe atendeu o ide de jesus. chegando naquele lugar, ele olhou, não viu nada, pois só tinha poeira irmãos, estava tudo escuro de poeira, Felipe olhou, olhou de repente ele ouviu, o tinido de cavalos em uma carruagem, ele parou, olhou e viu, uma carruagem linda, ele disse: é a carruagem de deus, a mesma que levou Elias, vou ser arrebatado, gloria deus, de repente a carruagem, passa por ele a toda velocidade. Felipe olha nada tinha acontecido com ele. ele ficou parado olhando, mas o espirito, disse a ele: corre Felipe, junte-se a esta carruagem. Felipe não pensou duas vezes, saiu correndo atrás da carruagem, o vento forte, poeira no rosto, com certeza o anjo deu uma mãozinha a Felipe, empurrou ele por traz, e Felipe se aproximou, e viu um homem com pinta de rico, bem sentado, lendo a bíblia sagrada, no velho testamento o profeta Isaias, 53.7( ele foi oprimida mas não abriu a  sua boca, como cordeiro foi levado ao matadouro), ai felpe começou a entender o proposito de deus. e se aproximou ainda mais e perguntou ao homem:  ei moço? Entendes o lê? e ele respondeu: como podei entender se não há quem explique? Neste momento o eunuco parou a carruagem e pediu a Felipe que subisse e explicasse a ele aquela passagem. ele perguntou de quem o profeta Isaias estava falando se dele mesmo ou de outro profeta. neste momento, Felipe entendeu o proposito de deus e começou a falar de jesus, ele disse olhe. o profeta isaias estava falando de jesus, este que os romanos juntos com os judeus mataram pendurado numa cruz, só porque fazia milagres. o texto diz que felipe deu uma aula de bíblia ao eunuco, ele entendeu tudo aceitou a jesus e foi batizado no mesmo instante.
Amados,  nós temos uma grande dificuldade de ouvir a voz de deus, e quando ouvimos não obedecemos, fazemos igual a Jonas, deus mandou Jonas para Nínive e ele foi para tarsos.  Eu conheço pastores, que deus luta pra tirar ele daquele lugar, deus fala, manda ele ir pra outra cidade ele questiona: porque eu senhor? Aqui está tão bom? Meus filhos estão na escola, eu mora numa casa boa, tenho muitos amigos aqui na cidade. Manda outro senhor, a minha vida aqui está tão boa senhor, estou bem estabilizado, aqui eu ganho bem, a igreja rende bem. Já comprei até um carrinho. e dai por diante.
coloca-se no lugar de Felipe, e veja o tamanho a dificuldade daquele rapaz, ter que sair correndo atrás de uma carruagem, irmão pra falar de jesus pra uma pessoa, nós temos oportunidade queridos de falar de jesus pra centenas de pessoas e não fazemos. Nós  trabalhamos  com centenas de pessoas descrentes e não falamos de jesus, os nossos vizinhos são descrente e não falamos de jesus pra eles, os nossos familiares não conhecem jesus e não falamos de jesus pra eles, quantos dos nossos familiares não têm partido sem jesus, por falta de uma palavra nossa. precisamos ser missionários, primeiro em nossa casa, atos 1.8 diz: mas recebereis poder do espirito santo que há de vir sobre vos e sereis minhas testemunhas em Jerusalém que é nossa casa, nossa cidade, em toda Judeia, são nossos parênteses mais distantes um pouco, em Samaria que são  em outras cidade, outros estados e ate aos confins da terra, outros países.

Amados tem irmãos que tem uma facilidade enorme pra ouvir a voz de deus e diz; deus está mim chamando pra fazer missões na europas, ou em nova Iorque, ou na África do sul. Sem nunca ter evangelizado ninguém na sua casa, na sua cidade, no seu trabalho e nem na escola. Tem muita gente querendo fazer turismo e pensando que é missões.

3º PONTO. VER. 31-  FELIPE ENSINAVA A PALAVRA DE DEUS.

Assim falou o eunuco, como poderei entender se não há quem me ensine?
Deus pergunta a saias: cap. 6.8- aquém enviarei? Quem há de ir por mim?
Isaias respondeu: eis-me aqui. Envia-me a mim senhor.
 Queridos as igrejas estão cheias de crentes obesos espirituais, conhecem a palavra de deus, da frente pra traz e de traz pra frente, mas não passa adiante, são os chamados crentes egoístas – eu estou salvo e pronto- precisamos divulgar esta palavra, leva-la adiante- oferecer a quem quer que seja- ela é de graça- ela salva, dar vida, ela restaura, ela transforma ela alimenta ela mata a sede, não é possível queridos, que está palavra sendo bem oferecida alguém rejeite. o profeta Isaias diz que a minha palavra não voltará vazia, o que é que temos que fazer? Dispormo-nos, dizermos: eis-me aqui, envia-me a mim. Quando aquele eunuco convidou Felipe a explicar-lhe a palavra o  coração de Felipe  se encheu de alegria, a sua fé foi aumentada, o coração de Deus se encheu de alegria.



PREGAÇÃO  (Pb. Erminio)

TEMA; AGRANDE FAMILIA DE JESUS . TEXTO; MAT. 12.50

INTRDUÇÃO; existe uma polemica muito grande entre católicos romanos e protestantes, sobre o fato da família de  Jesus.  O católico diz; que Maria e só teve um filho, Jesus, nós crentes que estudamos a bíblia, falamos que Jesus teve vários irmãos, - portanto ele não era filho único de Maria e sim de Deus como diz a palavra; Jesus era o primogênito de  Maria e unigênito de Deus. Em mat. Cap. 13, 55; o autor relata ate o nome dos irmãos de Jesus, quando diz;  não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmão Tiago, Jose, Simão e Judas? E não estão entre nós as suas irmãs?
Isto quer dizer, queridos que Jesus além de quatro irmãos tinha também várias irmãs.. O texto que nós lemos fala  no versículo 47, eis que estão La fora , tua mãe e teus irmãos e querem falar contigo. Mas eu não quero falar dos irmãos de Jesus por parte de Maria; eu quero falar da grande família de Jesus;
NO EVANGELHO DE JOÃO CAP. 1; 12 DIZ;  MAS TODOS QUANTO O RECEBERAM FORAM FEITOS FILHOS DE DEUS;
A palavra é muito clara quando diz que nem todos são filhos de Deus, a bíblia diz, neste mesmo evangelho que Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam;  isto deixa claro, que pra fazer parte da família de Jesus, para se tornar filho de Deus, para tornarmos uma família com Jesus, é necessário meus queridos, não simplesmente dizer que somos filhos de Deus, é preciso muito mais do que isto, é preciso primeiro;
1º ACREDITAR DE TODO CORAÇÃO  QUE ELE É O FILHO DE DEUS, O MESSIAS PROMETIDO,
Os judeus, povo escolhido por DEUS, não entenderam bem a profecia sobre a vinda de JESUS, eles acreditavam que Jesus ia nascer de uma família rica, poderosa, que cresceria  e assumiria o trono de Israel, montaria um reinado, prospero e poderoso, cometendo as mesmas injustiças da época, se colocando ao lado dos poderosos e desprezando os pobres e oprimidos.
Foi tudo ao contrario, Jesus nasceu de uma família pobre, cresceu como menino pobre, e começou seu ministério se colocando ao lado dos pobres e oprimidos e não dos ricos. Isto causou uma confusão muito grande na  cabeça do povo judeu. É por isso que o próprio Jesus fala no evangelho de João 1. (  veio para os que eram seus, mas os  seus não  o  receberam, mas todos quanto o receberam foram feitos filhos de deus).
Amados eu costumo fazer uma analogia desse texto da seguinte maneira: “ Um pai faz uma viagem muito  longa, deixa seus filhos todos  pequenos em casa, eles passam a vida toda ouvindo falar que seu pai vai voltar rico e poderoso, de repente seu pai resolve aparecer, pobre sem aparência e sem formosura, eles dizem:   ESTE NÃO É NOSSO PAI. O NOSSO PAI AINDA VAI VOLTAR. De repente uma outra  família  que não tinha pai, disse:   VEM,  NÓS O RECEBEMOS  COMO PAI. AQUELE PAI BONDOSO SE ACHEGOU AQUELA FAMÍLIA E FOI UM PAI  MUITO BOM.”
Foi assim a historia de Jesus, ele veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas todos quanto o receberam foram feitos filhos de deus.
Queridos foi uma benção para nós, só assim nós passamos a ter uma oportunidade, nós passamos a ser filhos de deus por adoção  por cristo jesus o seu Filho. Nós passamos a ter esperança de um dia morar na gloria. Você quer fazer parte da família de jesus? É acreditar que ele é o cristo filho de deus. Mas crer com toda sua força, com todo seu entendimento.
2º ACREDITAR QUE ELE MORREU NAQUELA CRUZ
 Queridos, aquela cruz que Jesus carregou e logo depois foi pendurado nela. Era pra mim e pra você. Ele não fez nada de errado para merecer aquele castigo, fomos nos que erramos. Por isto que o profeta Is. 53. Diz:  ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades “O CASTIGO QUE NOS TRUXE A PAZ “estava sobre seus ombros. Foi por causa daquela cruz daquele castigo, que hoje nós temos  paz,.. Queridos, a morte de cruz naquela época era  dada somente aos piores ladrões, aos piores malfeitores, jesus não merecia, ele era puro, inocente, nada fez para merecer tal suplicio. Se coloca no lugar de Jesus, com um cravo em cada mão, pendurado sobre aqueles cravos, enquanto lhe tinha força no corpo, ele deu para sustentar seu peso, mas depois, imagine aquela dor, o SALMO 22,14 DIZ: COMO AGUA MIM DERRAMEI, TODOS OS MEUS OSSOS FORAM CONTADOS, O MEU CORAÇÃO COMO SERA SE DERRETEU. Queridos, Jesus derramou todo liquido do seu corpo, através do suor, os especialistas diz que seu coração explodiu e depois se derreteu feito sera. Tudo para levar sobre si o seu pecado, o meu pecado. Amados,  para fazer parte da família de Deus, precisamos  aceitar o seu filho Jesus cristo, como Senhor e Salvador de nossas vidas. Aceitar pela Fé que ele é verdadeiramente o filho de Deus; aceitar pela Fé que ele morreu naquela cruz para nos salvar. Isto é feito através de renuncia, mudanças de atitudes, de termos compromisso a cada segundo de nossas vidas com a obra salvadora, redentora e transformadora do senhor Jesus. É necessários nascermos de novo.
certa vez um homem chamado Nicodemos perguntou a Jesus: mestre o que devo fazer pra ser salvo?
Jesus lhe respondeu; é necessário nascer de novo; ele ficou meio intrigado com aquilo e perguntou mais uma vez, como nascer de novo. Porventura devo entrar no ventre da minha mãe? E Jesus lhe respondeu; não; você tem que ser outra pessoa, deixar seus maus atos, passar a ter novas atitudes, ser uma nova criatura, isto é nascer em espírito. Só assim, seremos parte da grande família de deus.
se você pensa que esta neste mundo aproveitando tudo que acontece, tudo que  vê , pensando que faz parte da família de deus, você está  enganado, eu sei que é assim que você foi ensinado desde de criança, que você é livre para fazer o que bem quiser, que você é um filho de deus.
Não é assim que a verdadeira palavra nos ensina meu querido,  existe muitos falsos profetas neste mundo ensinando o evangelho de maneira distorcida. Você precisa renunciar  a si mesmo pegar a sua cruz e seguir a Jesus, só ele é o caminho que conduz o ser humano ate a deus, ele morreu naquela cruz para que tivéssemos outra chance de sermos feitos filhos de  
3º ACREDITAR QUE  ELE RESSUSCITOU. 
Queridos encontramos  na bíblia, vários casos de ressurreição, muita gente ressuscitou, a bíblia relata isto, no velho testamento, Elizeu ressuscitou o filho da viúva de serepta, no novo testamento Jesus ressuscitou a lazaro, a filha de Jairo e o filho da viúva de Nain, mas todos eles voltaram a morrer outra fez, hoje todos eles encontram-se em seus túmulos, Maomé, está em seu tumulo, buda está em seu tumulo, mas o tumulo de jesus três dias após a sua morte estava vazio, jesus tinha ressuscitado, e a PROVA FOI QUE ELE APARECEU A VARIAS PESSOAS ANTES DE SUBIR PARA O CEU, A BIBLIA É QUEM RELATA ISTO, NÃO SOU EU QUE ESTOU FALANDO ISTO, SE VOCE CRER NA BIBLIA, SABE QUE ELA E A PALAVRA DE DEUS, VOCE PRECISA ACREDITAR, QUE JESUS ESTÁ VIVO, AO LADO DO  PAI LA NO CEU, ESPERANDO A OEDEM DO PAI PARA VOLTAR E LEVAR COM ELE UM POVO ESCOLHIDO, SEPARADO, PARA SER SALVO, E MORAR  NO CEU. JESUS FALOU EM Mat. Eu vou preparar lugar, e quando eu preparar eu volto, para onde eu estiver vos estejais também, esta é outra verdade da bíblia, ele vai voltar (repita ele vai voltar)
  Mat. Relata que naquele dia jesus vai separa o povo, os que são salvos para um lado e os não salvos para outro lado. E vai dizer para os que são salvos- vinde benditos do meu pai para um reino preparado para vos antes da fundação do mundo e para os não salvos ele dirá- afastai-vos de mim malditos, para o larga de fogo ardente preparado para o diabo e seus anjos. Para fazermos parte da família de deus temos que fazer a sua vontade. No texto que   lemos mat. 12,50 diz;  PORQUE QUALQUER UM QUE FIZER A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU, ESTE É MEU IRMÃO, IRMÃ E MÃE.
Você tem feito a vontade deu Deus  meu amigo, ?
Você tem andado como manda a palavra de Deus?
Você tem deixado que Jesus dirija sua vida por meio do espírito santo/
Você tem ouvido a voz do espírito   santo falado contigo?
Se estas coisas acontece contigo  parabéns , você faz parte da grande família de Deus, com certeza Deus tem muito te abençoado, Deus com certeza tem derramado da sua graça sobre sua vida, com certeza rios de águas vivas tem passado pelo teu lar.
Agora se você não tem sentido estas coisas.  você precisa vir fazer parte da verdadeira família de deus.
pra isto só existe um caminho; Jesus
só existe uma porta; Jesus;
só existe uma ponte; Jesus;
só existe uma luz; Jesus
só existe um salvador; Jesus
só existe um libertador; Jesus;
A PALAVRA DE DEUS DIZ EM JOÃO 15.14; SEREIS-VOS MEUS AMIGOS SE FIZEREM O QUE EU VOS MANDO;
  . Quantas vezes você   tem sentido um vazio dentro de você, se achando perdido, sem saber pra onde ir, sem saber a quem se socorrer, este vazio amigo, só será preenchido por Jesus, você precisa fazer parte desta grande família de Jesus. Jesus vai preenche todo este vazio, ele vai te libertar das cadeias que satanás tem imposta pra ti. Seja qual for aquilo que está ti impedindo de aceitar a Jesus, Jesus está ti libertando neste momento, todas as correntes, cadeias, algemas, prisões estão sendo espedaçadas neste momento.   e aceite a Jesus hoje. A palavra diz que hoje é o dia aceitável do senhor. Com certeza o diabo está neste momento falando ao seu coração; que tudo isto é mentira, que você  não pode fazer parte desta família, que você não pode ser salvo.   Jesus morreu por você. Isto é mentira do diabo não dê ouvido. Você precisa levantar a sua mão, como sinal de confissão.  A bíblia diz que todo aquele que MIM confessar diante dos homens, eu vos confessarei diante do meu pai que está nos céus.



             



PREGAÇÃO SOBRE PERGAMO-Ap. 2: 12-17- Pb. Erminio-texto original-Pr. Edgar Pereira

amados para entendermos melhor a carta do sr. jesus a igreja de pergamo, se faz necessário conhecer um pouco da historia daquela cidade que fica na Ásia menor. hoje a Turquia.
pergamo foi fundada no século v ac. ou seja 500 anos ac. foi durante toda sua existência o berço da idolatria, lá se adorava vários deuses, logo na entrada da cidade se  dava de cara com a escultura do deus chamado Zeus.  mas vários outros deus  eram cultuados naquela cidade, como a deusa Atenas patrona. o deus Dionizio e o deus Asclépio e muitos outros. no século IV deu inicio a uma grande peregrinação pra aquela cidade, pois lá acreditavam - se  realização muitos milagres no santuário de esculápio um sacerdote local.
em 190 ac. o império romano passou a dominar pergamo e ai, passaram a cultuar CESAR  augusto imperado de Roma considerado um deus. pergamo passou a ser a capital federal da Ásia durante todo império romano que estendeu por mais de 200 anos.
daí queridos podemos perceber que a cidade era altamente mística e diabólica. por isso que o sr. jesus quando escreveu a carta àquela igreja chamou-a  de trono de satanás. mesmo assim ali foi colocada no meio do trono de satanás a igreja do senhor  jesus. a quem jesus direcionou aquela  carta.
dai percebemos que jesus começa a carta dando demonstração de poder. 
1º - DECLARAÇÃO DO PODERIO DE PODER:
Amados Jesus se identifica na carta, mostrando o seu poder ao povo da igreja de pergamo, quando diz:(v. 12) estas coisas diz aquele que tem a espada  afiada de dois gumes. Em outras palavras jesus estava dizendo: vocês tomem cuidado, pois eu conheço as tuas obras, e eu tenho o poder para julga-los, castiga-los, condena-los e salva-los.  Este texto mim faz lembrar hb. 4.12 que diz: por que a palavra de deus é viva e eficaz, e mais cortante que uma espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espirito, juntas e medula, e é apta para  discernir os pensamentos e propósitos do coração.
a palavra de deus não somente é viva, ela é eficaz e poderosa para agir no interior do homem.
Com certeza era essa arma que Jesus tina em mãos. a  arma da palavra de deus.
assim como aconteceu na vida da igreja do senhor jesus lá de pergamo, que passava por uma situação muito difícil de idolatria e de abandono do alvo que o senhor jesus. Acontece também na vida de nossas igrejas hoje, mas jesus nos encoraja a vencer através  não do nossos esforços, mas traves do poder da sua palvra, que é mais cortante que qualquer espada de dois gumes. que transforma o mais vil pecador a mais dócil criatura,  jesus, através da sua palavra, transformou varias vidas que era aprisionada a idolatria em pergamo, e os tornou verdadeiros adoradores, cheios de muita fé. Dispostos a morrer por ele.
2º- ELOGIOS A IGREJA DE PERGAMO.
logo após a demonstração do poderio de deus, da autoridade de jesus no versículo 12, percebemos que no versículo 13 o senhor dá alguns elogios para os irmãos daquela igreja, ele diz que mesmo a igreja estando no meio do trono de satanás, muitos estão permanecendo fiel e não negaram sua fé. e não pesem que foi fácil para esses irmãos sustentarem sua fé, pois muitos foram mortos, por não fugirem e nem negarem suas convicções quantos de nós ao vir as tribulações, as lutas, as pressões, não  conseguimos fazer como aqueles mártires e por muito pouco negamos a jesus. Renunciamos nossa fé. o texto fala de uma pessoa chamada antipas, que com certeza foi morto em pergamo por não querer adorar outros deuses,  este era um verdadeira cristão, tinha entendido de fato a palavra de salvação em cristo jesus,  e dai por diante muitos morreram para não ter que renunciar a sua b fé em cristo jesus.
ser crente fiel quando tudo está bem ao nosso redor é muito fácil, hoje nós podemos gritar o nome de cristo em qual quer parte desse país, mas com os irmãos de pergamo não era assim, pois o que gritasse o nome de cristo era morto, aqueles irmãos viviam escondidos feitos bichos, se reunindo em cavernas, no mato, mas mesmo assim, muitos deles foram fiel até a morte.
Pedro fala das provações que podemos passar ou sofrer por amar a cristo (ipe. 4.12,13)- amados  não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos tivesse acontecendo; pelo contrario, alegrai-vos na medida em que sois coparticipante dos sofrimentos de cristo, para que também, na revelação de sua  gloria, vos alegreis exultando.
amados mesmo nós não sofrendo perseguição, hoje, o senhor está sempre, nos dando elogios, força, nos encorajando, nos fortalecendo.
o senhor está sempre dizendo: filho não temas, te encorajas e var em frente, eu estarei contigo onde quer que estejas.
o senhor ama sua igreja hoje, igual a antes, ele não desiste nunca de você, ele odeio o seu pecado, mas está sempre de braços aberto para ti amar cada vez mais.
amados, no versículo 14 e 15 do texto, encontramos jesus, não mais com aquele tom de poderio com no versículo 12 nem com elogios como ele faz no versículos 13, ele esta denunciando os pecados da igreja.
3º- DENUNCIANDO O PECADO:
Como vimos queridos, tinha muita gente na igreja de pergamo disposto a dar a vida pela causa do reino, mas também existia muita gente, sustentando dentro da igreja aquelas doutrinas consideradas heresias ou doutrinas falsas, e isto estava incomodando a igreja, estava atrapalhando o crescimento da igreja. e  estas doutrinas eram:
            3.1 – A DOUTRINA DE BALAÃO:
a descrição da doutrina de balaão, está no livro de números 22-25. relata a historia do povo de israel. no final de 40 anos de peregrinação, finalmente eles estavam perto da terra prometida, acamparam-se nas campinas de moabe, e os moabitas e marianitas. Ficaram amedrontados. balaque chamou balaão para amaldiçoar aquele povo mas deus frustrou todas as tentativas de balaão. balaão desistiu de lançar as maldições, mas procurou outras maneiras de vencer o povo de israel., que foi: convidando-os para uma festa idolatra  e ali eles iriam se contaminar com a idolatria, prostituição e farras. Queridos, jesus condena estes ensinamentos de balaão, que confundem ensinamentos espirituais, morais com interesse materiais;
Existem hoje amados, muitas igrejas que estão se contaminando. outras já estão contaminadas com esta doutrina, existe crente que fica no culto esperando a hora do culto acabar para ir uma festa, ouvir um show, ver grafite. outros brincam carnaval, dançam quadrilhas, e dizem que não tem nada a vê. o pastor aceita numa boa. não tem nada a vê irmãos, estamos em pleno  ão, ainda não tinha entendido direito os ensinamentos do senhor, mas isto aconteceu no século i depois de cristo, mas nós hoje, que desculpas podemos dar ao senhor por tudo isto que acontece dentro de algumas igrejas, precisamos está atentos irmãos, precisamos tomar cuidado, aquele que for santos que se santifique mais, aquele que o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres, mas livre  do pecado.
outra doutrina que incomodava a igreja de pergamo era a doutrina  dos
3.2-DOUTRINA DOS NICOLAITAS.
 a palavra Nicola itas significa “ destruição de corpos” ou destruidores de vida. eles acreditavam que o corpo do ser humano era mal e que só o espirito era bom e interessava para deus. por isso eles poderiam fazer do corpo o que quisesse. a graça de deus era suficiente para cobrir o pecado da carne.  Presenciamos irmãos que deus condena a tolerância a falsa doutrina. talves hoje não seja essa doutrina que incomoda as igrejas, mas certamente existem em muitas igrejas  pessoas que pensam assim, como os nicolaitas, pessoas que não dão nenhum valor ao corpo, que acham que o que interessa para deus é o espirito. Que o corpo não serve pra nada,  que veio do pó e para o pó voltará. Essas pessoas não sabem que o nosso corpo é templo e morada do espirito santo de deus. Precisamos pensar nisto irmãos, pois a doutrina dos nicolaitas, é falsa e deus condena esse tipo de doutrina em sua igreja.
queridos nos versículos 16 e 17 o senhor jesus pede ao povo que se arrependa e ainda oferece uma recompensa para todo aquele que se arrepender.
4º -  pedido e recompensa pelo arrependimento.
Diante desse fato o senhor jesus pediu a igreja de pergamo que se arrependa, pois os mesmo não tinham se afastado completamente do senhor, porem estavam aceitando doutrinas falsas, tornando-se cumplice do pecado.
Assim se essa exigência de arrependimento não fosse cumprida, a espada de dois gumes falada nos versículos 12, agiria contra aquela igreja, trazendo o castigo merecido pelo pecado de cada um.
Assim, amados, aqueles  que   arrependessem receberiam a recompensa; diz: ao vencedor  será dado:
4.1-mano escondido: assim como deus supria as necessidades físicas de seu povo no deserto, deus está pronto para suprir toda a necessidade de todo crente fiel a sua doutrina hoje. ele concederá do maná escondido, um tipo de alimento espiritual, que o mundo não pode ver e nem conhece.
4.2 - um novo nome: a palavra diz que o senhor vai nós chamarmos por um novo nome; ele abençoou Abrão com o nome de Abraão, abençoou  sarai por sara, Jacó por israel., e ele vai ti dá um novo nome. Ele vai ti abençoar, é só você ser fiel a sua doutrina, a tudo que ele nós ensina através da sua palavra.
4.3- pedrinha branca: essa pedrinha branca incluía varia significados na época. Era dado um homem que sofrera um processo na justiça e fora absorvido; era dada  a um escravo quando conseguia sua liberdade: era dada aos vencedores nos esportes de corrida, de lutas, era um troféu de campeão. Era dada também ao guerreiro quando voltavam das batalhas, das guerras. o senhor quer ti dá essa pedrinha branca, tão significante. o seu troféu de vencedor, de campeão, seja um vitorioso irmão, em nome de jesus.





                         PREGAÇÃO - A FILHA DE JAIRO
TEXTO MC.  5;21.... ( Pb. Erminio)


INTRODUÇÃO

Estamos diante de um dos mais belos textos sagrados, onde o autor  em poucos versículos descreve três grandes milagres de Jesus. Isto prova que Jesus tinha pressa em realizar sua obras,  . O texto relata que Jesus saiu junto com Jairo e uma grande multidão  para curar a filha de Jairo, mas no meio do caminho lhe apareceu uma mulher que sofria de uma hemorragia há vários anos e  ele não perdeu tempo, curou ela também,  mas talvez você esteja se perguntando; e qual é o terceiro milagre de Jesus neste texto? E eu te digo, o maio milagre encontrado neste texto, foi a quebra da religiosidade de Jairo. Amados foram poucos os religiosos que  se converteram na época de Jesus.   com Jairo aconteceu de maneira surpreendente,    para ele receber o seu milagre so precisou prostar-se aos pés de Jesus; portanto se você veio aqui disposto a receber um milagre de Jesus nesta noite:

1º PASSO: PROSTE-SE AOS PÉS DE JESUS.
Amados, Jairo era um homem extremamente religioso, ao ponto de permitir que sua filha sofresse tanto,  ate chegar a óbito, para não ter que pedir ajuda de Jesus. Jairo sabia que Jesus era o único que podia curar sua filha, pois ele não tinha duvida que Jesus era o filho de deus, o messias prometido que vinha para remir os pecados do povo de Israel. Mas para não magoar seus amigos nem tão pouco a sociedade em que vivia ele resolveu deixar Jesus de lado e procurar ajuda na medicina, ele deve ter gasto muito dinheiro com médicos e medicamentos, sim pois ele era um homem muito rico, pois ninguém ocupava a posição de principal da sinagoga se não fosse, bem conceituado, sábio e rico aos olhos humanos.   Amados, precisou acontecer tudo isto, para Jairo ver, enxergar que Jesus era a única saída,  ele deixou de lado toda religiosidade, toda tradição, todo orgulho, postou aos pés de Jesus e disse; mestre; rogo-te que venhas imponhas as mãos na minha filha para que  ela viva.
Queridos Jairo sabia que nas mãos de Jesus tinha poder para;
Curar, sarar, restaurar, expulsar demônios e muito mais. Ele sabia que Jesus era o deus vivo encarnado. Naquele momento Jairo estava fazendo uma escola não só pela vida da sua filha, mas também pela sua vida, Jairo estava nascendo de novo, estava quebrando toda maldição  e optando pelas benção do senhor;  naquele momento Jairo estava dizendo;
·        Eu não quero mais saber de dinheiro, eu quero é está ao lado do mestre
·        Eu não quero mais saber de posição
·        Eu não quero mais saber de sinagoga
·        Eu não quero mais ser religioso, eu quero ser um seguidor de Jesus.
·        Eu não quero ais saber das criticas dos meus amigos, eu vou é falar de Jesus para eles
·        Eu vou é optar pela vida e não pela morte
·        Eu vou é optar pelo céu e não pelo inferno.
Amados, o irmão janilson canta um louvor em seu CD, que diz que para deus tanto faz as trevas ou a luz. É verdade; Jairo era extremamente religioso , mas deus não tinha se esquecido dele. ( pode uma mãe se esquecer de um filho que ainda amamenta, pode sim, mas eu jamais mim esquecerei de ti.  diz o senhor), você pode ser um Jairo da vida e  receber  um grande milagre em tua vida  HOJE. Você pode  ate está pensando que sua religiosidade vai ti salvar, dizendo; eu nasci nessa religião, mim batizei nesta religião, mim crismei nesta religião, meus pais são dessa religião. Eu ti digo, proste-se aos pés de Jesus,  e quebre esta religiosidade. Não permita que as tradições mate sua fé, destrua sua alma, atrapalhe sua comunhão com deus.   ( a bíblia diz que o diabo tem cegado o entendimento de muitos para que não veja a luz do evangelho).
  2º PASSO: PARA SE RECEBER UM MILAGRE DE JESUS É
TER FÉ E NÃO DESANIMAR

Meus queridos para Jesus não existe limites, não existe barreiras, ele é incansável, não desiste de fazer o bem nunca. A bíblia diz que ele é todo poderoso, que sua gloria enche toda terra, que ele está em todo lugar, que ele sabe todas as coisas. A bíblia diz que ele é rei dos reis e senhor dos senhores. A bíblia diz que ele sabe os teus pensamentos. Amados o texto que nós lemos diz que quando Jesus ia para a casa de Jairo, uma mulher que sofria de uma hemorragia há 12 anos. Ou seja esta mulher estava com um câncer  há 12. Que já tinha gasto todo seu dinheiro com médicos e medicamentos,  ouviu falar de Jesus dos seus milagres e resolveu pedir ajuda ao medico dos médicos.  E ela dizia consigo mesmo se pelo menos eu tocar em suas veste serei curada. Amados este é um dos grandes exemplos de fé que encontramos na bíblia. Só que não era fácil chegar perto de Jesus, pois ele andava acompanhado de uma grande multidão, a missão era difícil até pra quem gozava de saúde, imagine pra uma senhora, que perdia sangue há 12 anos, esta mulher estava fraca debilitada, mas ela não desanimou, ela dizia consigo esmo mesmo, eu vou chegar perto dele, eu vou conseguir tocar nele. Eu vou ser curada. Amados Jesus que sabe, que vê todas as coisas ele sabia que aquela mulher estava ali atrás dele, ele estava vendo o seu esforço, a sua luta, a sua fé. Mas ele permitiu que ela  lutasse, até receber a sua cura. A sua vitoria.
Amados o que Jesus  mais quer é nós não desanimemos, que possamos usar  a cada dia  a nossa fé. O que deus mais é que nós não paremos, precisamos seguir em frente, lutar sem desanimar, e aguarda a vitoria vindo de deus.
Amados, quando o povo de Israel ficou entre o mar vermelho e o exercito de faraó, deus disse a Moises: diga ao povo que marche. Ande, caminhe, não pare.
Queridos, mesmo diante dos obstáculos da vida, saiba que o nosso deus, não desistiu de você, que ele está sempre pronto pra fazer um milagre na tua vida.
Se você ainda tomou uma decisão por Jesus. Faça como esta mulher; dê um toque nele.o mestre  Está aqui e te chama.
 3º PASSO: PARA SE RECEBER UM MILAGRE NUNCA RECEBA   PALAVRA DESANIMO;
Chegamos a um dos pontos mais perigoso da vida humana, a palavra de desanimo. Conhecida por muitos como; palavra de morte; Tiago  escrevendo em sua carta, faz menção  a língua como algo perigoso, que tem poder pra matar e destruir.
Amados, Jairo estava indo com Jesus, cheio de esperança, de fé, ele sabia que quando chegasse em sua casa sua filha ia ser curada. Lel ia cheio de alegria pois tinha nascida de novo, era uma nova criatura. Jairo tinha acabado de presenciar um milagre, aquela tinha chegado enferma tinha saído curada louvando a deus. Jairo tinha todos os motivos para naquele momento está radiante de alegria. Mas de repende, chega um dos seus empregado e diz: não precisas mais incomodar o mestre, a menina já morreu.
Amados esta palvra foi como água fria em fervura, desceu direto para o coração de Jairo, Jairo ficou triste de repente, não sabia o que fazer, se chorava, se corria para casa, se gritava. Ele ficou desfigurado. Mas Jesus estava por perto; e disse; não temas Jairo creia somente. ( repita para seu irmão). Naquele momento Jairo tomou  um animo, um fôlego todo especial, ele viu que nada estava perdido, que Jesus ia fazer uma milagre na sua filha.
amados a palavra de desanimo tem chegado ao coração de muita, você pode neste momento está recebendo uma. O diabo pode neste momento está dizendo ao seu coração que tudo que estou dizendo é mentira, que você não precisa ser crente para receber as benção de deus, que você não precisa ser crente para ir para o céu,  que você não precisa deixa sua vida fútil neste mundo, que o céu e o inferno não existe. Morreu acabou. Cuidado; a bíblia diz que o diabo é o pai da mentira. Os seus amigos, seus vizinhos, muitos dos familiares, quantas vezes não zombaram de você. Mandando você parar de brincar de ser crente.
 Lembre-se. Jesus está bem perto de você,  proste-se a ele e receba um milagre em sua vida.



     PREGAÇÃO PARA DOMINGO

MARCOS;10-46, 52  BARTIMEU

O Evangelista Marcos não dá ponto sem nó. O capítulo 10 de Marcos é riquíssimo em histórias cujos ensinos se entrelaçam. Os relatos são descritos como tendo acontecido em sequência no mesmo dia. No  v.13, tem o episodio de jesus com as crianças, no  v.17, tem o episodio com o jovem rico;  no " v. 23, jesus alerta seus discípulos a cerca das riquezas, no  v.32, jesus continua no caminho rumo a JERUZALEM, no v.35, jesus recebe um pedido de Tiago e João o que prova que eles ainda não tinham entendido nada e  no v. 46).  Ele encontra com Bartimeu.  Todas as histórias demonstram claramente que os discípulos, ainda imaturos, têm muito a aprender. Eles discriminam e menosprezam tanto as crianças (v.13) como o mendigo cego (v.48), ficam espantados e estranham as palavras de Jesus a respeito do Jovem Rico (v.24 e 26), ainda estão ambicionando posição de destaque e poder (v.37, 41). Agindo assim, eles estão refletindo o sistema de valores deste mundo, que prestigia o forte e despreza o fraco, valoriza o rico e menospreza o pobre, bajula as autoridades e oprime os humildes. Mas no Reino de Deus não é assim (v.43). Os discípulos têm  muitas lições a aprender   com Jesus.
A PRIMEIRA LIÇÃO QUE TIRAMOS DESTE TEXTO É QUE: PARA ENCONTRAMOS O CAMINHO  TEMOS QUE CLAMAR POR JESUS.
Irmão Bartimeu estava desempregado, falido, arruinado, vivia a mendigar. Estava fora da cidade, excluído do núcleo social. Estava também assentado à beira do caminho. Ele estava “Assentado” porque já estava cansado de esperar em pé, o que indica também que estava há muito tempo naquela situação que parecia sem saída. Bartimeu era cego – além da debilidade física tinha o agravo do preconceito daquela sociedade ignorante que via aquilo como resultado de um maldito carma, pois para eles, ser deficiente era porque seus pais tinham pecado, no caso de  Bartimeu que não era cego de nascença, ele teria pecado e Deus teria o castigado.

Vemos que aquele mendigo cego de Jericó era desprezado e tratado como lixo Aos olhos do mundo, era um João ninguém, mas não aos olhos de Deus! Ele é honrado com a menção de seu nome como também do nome de seu próprio pai: "Filho de Timeu"! Ele é alguém aos olhos de Deus. Alguém muito amado com identidade, história e valor!

Bartimeu, até mesmo devido a sua deficiência, jamais tinha tido a oportunidade de ver a Jesus, todavia, ele creu! Fez melhor que Tomé!  Que via Jesus todos os dias caminhava com Jesus todos os dias, comia com Jesus todos os dias, ouvia os ensinamentos de Jesus todos os dias, mas na hora de crer, não creu. Batimeu Tornou-se, assim, um tipo dos crentes de hoje! Bem-aventurados os que não viram e creram, e Crendo, clamou humilde e insistentemente por compaixão –  clamou com fé pelo "Filho de Davi". Titulo este que só o Messias prometido o filho de Deus herdaria, pois ele era da raiz de Davi do trono de Judá.

Mas, para seu espanto, quando Bartimeu clamou, foi repreendido pelos próprios discípulos, de Jesus, que tentaram calá-lo, afastando-o de Jesus, assim como também haviam tentado impedir que as crianças se aproximassem de Jesus vemos isto também em Marcos 10.13. Interessante notar que o Evangelista Marcos relata tais eventos muito próximos um do outro, separados apenas pelo registro do encontro de Jesus com o JOVEM RICO. A este os discípulos deram as boas vindas. Pegaram-no pelos braços e foram  Apresentar ele ao mestre. Os discípulos ainda tinham muito a  prender com Jesus. Eram interesseiros, bajuladores, gostavam da riqueza, não tinham entendido nada sobre Jesus até aquele momento.
Amados batimeu viu e encontrou o verdadeiro caminho, o que leva para o céu,  ele tinha encontrado o próprio Jesus, ele é o caminho e ninguém vai ao pai se  não for através dele. O Evangelista JOÃO escreveu:  eu sou o caminho a verdade  e a vida e ninguém vai ao pai a não  ser por mim.
Em varias partes da bíblia, do velho ao novo testamento, encontramos palavras nos orientando a entrar no caminho e não abandonar o caminho.
Bartimeu   tinha deixado a beira do caminho e tinha entrado no caminho, tem muita gente sentado a beira do caminho. Tem muita gente acostumado em ouvir o evangelho,  vai  todos os domingos aos cultos em varias igrejas, mas continuam sentados a beira do caminho. Tem muita gente que já confessaram Jesus, estão nas igrejas, são crentes  pensando que vão para o céu e ainda estão na beira do caminho, continuam mais cegos do que TOMÉ, pois aos olhos de Deus  Tomé era cego.   Bartimeu Não. Pois ele mesmo sem enxergar a jesus  entendeu que se tratava do filho de Deus.   Bartimeu não desanimou, antes, clamou mais alto ainda, mesmo  Diante da oposição dos discípulos de Jesus que só queria que Jesus falasse com os ricos, Bartimeu seguiu em frente a exemplo de Zaqueu.  Tem gente melindrosa que se escandaliza e desiste de seguir a Jesus por muito menos. Os próprios discípulos, ainda carnais e imaturos, estavam servindo de pedra de tropeço para ele, mas Bartimeu não caiu, não desanimou, mas insistiu e  foi  recompensado por isto. Jesus parou para dar atenção ao Clamor de Bartimeu, sinal do valor que ele dava aquele homem ainda que ele não representasse nada para o povo da cidade de Jericó e não passasse de um João Ninguém aos olhos dos próprios discípulos que ainda estavam contaminados por preconceitos de toda espécie. Interessante notar, que Jesus, a propósito, não atende diretamente ao chamado, mas concede oportunidade aos discípulos de se redimirem, enviando-os com uma mensagem ao Bartimeu. ( tragam-no aqui)Os discípulos se dirigem agora a Bartimeu de modo completamente diferente com uma mensagem acolhedora de esperança: "Tem bom ânimo", "Levanta-te" que "Ele te chama".   nós, hoje, temos a semelhança dos discípulos, somos enviados aos oprimidos com a boa notícia do Evangelho que anima os fracos e levanta os caídos. Bendito seja o chamado de Jesus!
Diante do chamado, Bartimeu não titubeia, num salto, se levanta igual à Zaqueu abraça alegremente e prontamente o convite de Jesus. Ele Lança a capa, ou seja, joga ela fora. Bartimeu não possuía casa, carro, poupança, ele não tinha nada a não ser uma capa, que, até então, lhe fora muito útil, a ponto de servir-lhe até como cobertor. No entanto, em vista do chamado de Jesus, ela perdeu o valor de estimação. Ele não faz mais caso dela. Ele encontrou algo supremo, superior  diante de si e está deixando as coisas velhas para trás. Aqui também se pode observar um contraste com a atitude do Jovem Rico que, apegado as riquezas, virou as costas para Jesus, abrindo mão do Reino de Deus, enquanto Bartimeu, desapegado, lança sua capa, volta-se para Jesus para apropriar-se do Reino de Deus.
Então, Jesus lhe pergunta: “O que queres que eu te faça?”. Jesus certamente sabia o que ele queria, mas desejava ouvir isto dos próprios lábios dele, pois a oração é um exercício de fé e que aprimora também o nosso relacionamento com Deus.
A SEGUNDA LIÇÃO DO TEXTO É: DEUS SÓ FAZ POR VOCE AQUILO QUE VOCE NÃO PODE FAZER.
Bartimeu de maneira simples e direta responde: – “Quero enxergar novamente!”
BARTIMEU poderia ter dito: Senhor eu quero uma casa, pois não tenho onde morar. Mas não, ele pediu aquilo que só jesus poderia lhe dá.
Às vezes falamos demais para dizer tão pouco. Repare que as orações bíblicas são geralmente muito curtas. Jesus nos ensina a orar de maneira objetiva, sem vãs repetições, e nos adverte a não seguirmos o exemplo dos fariseus que gostavam de utilizar a oração para promoção pessoal. Outra coisa a observar aqui é que  Bartimeu pediu algo que só Deus podia fazer, sinal de que realmente acreditava estar diante do Filho de Deus.
( FALAR SOBRE PESSOAS QUE PEDEM O QUE PODEM FAZER)
 ( CONTA A HISTORIA DA VAQUINHA)
A fé de Bartimeu é contemplada por Jesus. Ele recebe a cura dos olhos humanos, e, mais que isto, ganha também uma visão espiritual.

A TERCEIRA LIÇÃO QUE TIRAMOS DESTE TEXTO É QUE:  BARTIMEU ENCONTROU NESTE CAMINHO UMA LUZ.
Recebida a bênção da cura, Bartimeu não foi embora para viver a SUA vida à sua maneira. Mas, ele passa a seguir a Jesus caminho fora. Não está mais à beira do caminho, mas no Caminho. Não é mais um excluído, mas foi incluído, ELE PASSOU A caminhar no centro da vontade de Deus entre os discípulos de Jesus. Não foi apenas iluminado, mas está seguindo os passos do iluminador do Mundo, com vistas a tornar-se uma lâmpada desta Luz.
Jesus mesmo falou em J. 8-12  (eu sou a luz do mundo, quem mim segue não andará em trevas mas terá a luz da vida)
Batimeu encontrou esta luz, por isto ele seguiu a Jesus, por isto ele não abandonou o caminho após ter recuperado a sua visão, ( marcos 10-52 diz que Bartimeu seguiu a jesus). Ele não queria mais viver na escuridão, ele estava cansado de andar nas trevas, ele tinha encontrado um caminho iluminado, um caminho que não sabia o que era escurecer, toda hora, todo dia, era iluminado, pois Jesus era a própria luz deste caminho, por isto ele disse: que mim segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.
Queridos: com certeza, se você ainda não aceitou  a Jesus  o  seu caminho  não tem sido iluminado, você tem andado    se   luz, você tem trilhado na escuridão, por isto você não tem visto o obvio: que só em Jesus está a Saída pra todas as tuas lutas. Você precisa fazer como Bartimeu, jogue sua capa da vergonha, entre  no caminho encontre esta luz, e venha desfrutar as bênçãos  que  Deus tem para os que o Servem.




              PREGAÇÃO:  DESPEDIDA OU ÚLTIMOS ACERTOS
JO. 21; 1-15 (Pb. Erminio)



Era a terceira vez que Jesus, aparecia a seus discípulos a primeira vez ele aparece no  momento em que Tome não estava presente, a segunda vez que ele apareceu foi justamente quando Tomé estava junto com os outros discípulos e a terceira e ultima vez foi neste momento, era como se jesus quisesse se despedir dos seus discípulos ao mesmo tempo firmar mais uma vez um compromisso com eles e especialmente com Pedro, que andava desanimado. era o ultimo encontro de jesus com Pedro,   Pedro havia andado com jesus, havia v isto os milagres de Jesus, em um momento de fraqueza  havia negado a Jesus, Pedro havia v isto a morte de jesus, a ressurreição de jesus,  agora Pedro está frente a frente  com jesus na hora da despedida. Mas o mais interessante é que Jesus poderia ter conversado   com Pedro e seus discípulos sobre muitos assunto, algo  que  teria acontecido    durante a caminhada, mas não. Jesus  deixou  claro que Pedro teria de mudar suas atitudes, que Pedro precisava   amar  ao próximo.

1-   QUANDO   O HOMEM FICA DESANIMADO A SUA PRIMEIRA ATITUDE É QUERER VOLTAR AO PASSADO.

Pedro pensava que toda aquela luta que eles tiveram  por três  anos ao lado de |Jesus tinha acabado, agora ia cada um pra seu lado, cada um pra suas casas e voltar a fazer o que fazia antes. Pedro estava totalmente desanimado, ele tinha visto Jesus, seu mestre ser crucificado, morrer e ser  sepultado, Pedro sabia das besteiras que tinha feito principalmente no mesmo dia da crucificação, como: cortar a orelha de Malco servo de Caifas, negar a ao próprio Jesus por três. Com certeza Pedro apesar de ter estado com Jesus ressuscitado por duas vezes ele continuava desanimado, achava que a luta tinha acabado  que ele não teria mais nenhuma importância para o reino de Deus, POR ISTO Pedro no versículo 3 que lemos disse: vou pescar.  Pescar era tudo que Pedro sabia fazer, pois ele era pescador desde sua infância, conhecia a arte de pescar como ninguém.  Esta atitude de Pedro despertou os outros discípulos de jesus que estavam com ele, e que também eram pescadores.
IRMÃOS as coisas continuam do mesmo jeito até hoje: muitos irmãos nossos quando passam por qualquer decepção, se desanimam, acham que não tem mais jeito, que o Senhor não pode perdoar que o Senhor não o aceita de volta e a melhor coisa a fazer é se entregar, cair de vez, voltar  ao passado e começar a fazer tudo que fazia antes.
Queridos o mesmo Jesus, que passou uma grande responsabilidade para Pedro no momento que ele estava mais desanimado, não  quer ti ver triste, desanimado, pensando em desistir da caminhada, o Senhor quer ti ver de cabeça erguida, pra frente. O Senhor quer ti dar  responsabilidade dentro da igreja meu irmão, o Senhor não quer que você seja um filho visitante, vindo a igreja de mês em mês de ano em ano. O Senhor quer que você seja um crente avivado, que pregue a palavra, que cante louvores que ensine que visite. Deus quer que você desperte meu irmão.


2-  SEM A PERMISSÃO DE DEUS NADA DÁ CERTO NA TUA VIDA

Queridos, o texto diz que Pedro saiu para pescar, juntamente com outros discípulos de Jesus, eles simplesmente estavam desistindo de seus ministérios e voltando a vida de antes. Mas Jesus que tudo vê, tudo sabe, tudo pode não permitiu que eles pegassem nenhuma piaba, Jesus ficou de fora só dando ordem aos peixes( afastem-se desse barco),  Jesus estava querendo mostrar para Pedro e os outros que eles agora eram pescadores de Almas e não de Peixes, Jesus estava mostrando para seus discípulos que sem sua permissão eles não seriam nada, eles não fariam, nada,.
Queridos a texto fala, que amanheceu o dia eles não tinha pegado nada, estavam cansados, desanimados, Pedro não sabia o que estava acontecendo, ele tinha pescado muitas vezes naquele lugar tinha pegado muitos peixes e dessa vez nada, ele  ficou muito mais desanimado, pois agora nem pescar sabia mais. Pedro não tinha entendido que Deus não o queria pescando, mas sim pregando a sua palavra, levando adiante os testemunhos de  Jesus.
Tem muita gente assim, quando fica desanimado, perde a razão, começa a fazer as coisas sem a permissão de  DEUS, ai. Começa a fazer  besteira, nada dá certo, tudo dá errado.
Queridos sem DEUS eu não sou ninguém, você não é ninguém, nada pode dá certo sem a mão de DEUS na minha vida e na tua vida, você pode até está querendo desistir da caminhada, mas não se  esqueça, Jesus não desistiu de você, ele quer ti ajudar, ele quer ti dá vitória, ele quer ti abençoar, ele está lá na margem esperando por você. Pronto pra mandar você lançar as redes do lado direito do barco e ti abençoar com 150 grandes peixes.  Queridos, JESUS DIZ: SEM MIM NADA PODEIS FAZER.  NADA.....

        3- OBEDEÇAM A VOZ DO MESTRE
   
 Queridos, Jesus cheio de misericórdia, vendo que   eles já tinha passado a noite  no frio dando duro e sem pescar nada,  apresentou-se  na margem da praia   e gritou para eles:  filhos tendes alguma coisa de comer? ( v.5) E eles responderam:  não.   O texto diz que eles não reconheceram a jesus.
Jesus então falou:  lançai as redes do lado direito do barco e achareis.   Eles não pensaram duas vezes, lançaram as redes e foi aquela festa, muitos peixes. 150 peixes grandes...

Ate ai Pedro  não tinha reconhecido o seu mestre, João foi quem disse: PEDRO É JESUS”    Pedro quando o reconheceu, não pensou duas vezes: vestiu sua túnica, eles estava nu.  V.7. pulou no mar e saiu nadando  para encontrar  a jesus.  ( Pedro vestiu sua túnica  para ir ao encontro de Jesus, não era por que ele fosse assembleiano não, é  por que  é uma tradição ate hoje em Israel,  o homem não pode mostrar sua nudez).
Querido era uma distancia de 200 côvados     mas Pedro saiu ao encontro do mestre,  os outros ficaram no   barco arrastando as redes, cheia de peixes.
Queridos. Jesus tinha escolhidos aqueles homens, para serem  pastores, lideres, pescadores de homens, mulheres, jovens, crianças, idosos, era isto que jesus  queria que eles fizessem mas eles não tinham entendidos quase nada do que   jesus ensinara, eles simplesmente achavam  que agora sem jesus por perto ele iam ter   que voltar a fazer o que faziam antes., para sustentar  suas famílias,
Queridos Jesus é o Jeová  Girer, o Deus da providencia, ele ti escolheu  ele  suprirá cada uma das suas necessidades,  só temos que confiar e obedecer a sua voz.
O texto   fala  que eles chegaram  jesus tinha feito uma fogueira, estava assando  um peixe, também tinha pão,  jesus disse para eles, se aproximem, tragam mais peixes, vamos comer,  o texto diz que Pedro  subiu no barco  puxou as redes e trouces os peixes  todos  fez uma ruma 153  peixes.
Todos se sentaram ao redor de Jesus e estavam comendo, depois do jantar  Jesus olhou para Pedro ( o negocio de Jesus era com Pedro) apontou   para aqueles peixes  e disse:  Simão  filho de Jonas,  tu amas mais a mim do que a estes? ( Simão tu amas a mim mais do que estes peixes), Pedro ficou atordoado com esta pergunta de Jesus e disse: sim senhor tu sabes que a amo. Então  apascenta minhas ovelhas (  jesus quis dizer: então pare de pescar  e vai   ganhar almas para o meu reino).
Queridos  é isto que acontece   com muita gente. Estamos sempre colocando nossa  vida secular em primeiro lugar. O resto à gente dá pra Deus.  Deus não quer resto de ninguém. Deus não precisa de mim nem de você meu irmão minha irmã  para  fazer sua obra redentora, salvadora, vivificadora, restauradora a sua palavra diz:   que quando não tiver mais quem clame  as pedras clamarão,  isto quer  dizer   que quando   nós deixarmos de fazer a obra de Deus ele levantará  pessoas  que nós nem imaginemos   para fazer. (conta a historia do ministério feminino).  Nós vamos ficar assim de queixos caídos, dizendo Deus escolheu este ai.   E eu ti digo:   sim estes ai.....  pois a palavra  diz: POIS DESSAS   PEDRAS  DEUS FARÁ  SURGIR, SE LEVANTAR FILHOS DE ABRAÃO.

Meu irmão se você deixar de fazer a obra  de Deus, Ele vai levantar alguém pra ir em seu lugar. A igreja não pode parar.   A igreja tem que caminhar,  por cima do fogo, por cima das aguas, subindo  barreiras e descendo ladeiras  tem que caminhar. Isaias   profetizou: ( quando passares pelo fogo não ti queimarás, quando passares pelas água não ti afogarás e nenhuma chama  arderá em ti.

Jesus    fez esta pergunta a Pedro por três vezes, o texto diz que na ultima vez  Pedro se entristeceu, mas Jesus  sabia, conhecia o coração de Pedro, ele  não estava pronto, precisava das ultimas lapidadas, e o que seria uma festa de despedida  se tornaria numa reunião últimos concertos.

Queridos aprendemos  também com este texto  que na hora que colocamos o amor de Deus em nossas vidas acima de todas as coisas, não negligenciamos sua obra,  deus vai está sempre em primeiro lugar.

0 comentários: