domingo, 10 de fevereiro de 2013

On 16:10 by Erminio Melo   No comments

Bloco da Vitória mantém tradição de 57 anos no carnaval de Macau

Resgatar os antigos carnavais, com muito frevo, marchinhas românticas e satirizadas. É esta a proposta que o Bloco da Vitória mantém a 57 anos em Macau. Nesta manhã de domingo de carnaval (10), um grupo formado por cerca de 40 componentes, a maioria f senhoras idosas, percorreu diversas ruas do Centro da Cidade, com muita disposição e energia, de dar invejar a qualquer grupo de jovens, pois elas dançavam e pulavam debaixo de um sol escaldante de mais de 30 graus de temperatura.
O bloco foi fundado pela cozinheira Maria Santana dos Santos, muito popular na cidade e conhecida por Colô Santana, que faleceu há oito anos aos 82 anos de idade. No entanto, a agremiação carnavalesca continua viva e deverá ainda durar por muitos e muitos anos, devido ao trabalho continuado pelos filhos de dona Colô. “Fizemos questão de não deixar a tradição do bloco se acabar, até por uma questão de homenagear a memória de minha mãe”, disse a filha de Colô Santana, Antônia Maria de Santana, a Toinha de Colô, informando ainda que o bloco sai todo ano no domingo e terça-feira de carnaval.
Outro filho de dona Colô, Francisco Santana Neto, disse que sua mãe era muito conhecida na cidade e participava de praticamente todos os grandes eventos comemorativos. “Ela, inclusive, foi homenageada com a instalação do Museu Carnavalesco Colô Santana, numa forma de perpetuar sua memória, ela que tanto lutou pela cultura e tradições populares de Macau”, destacou o filho, mais conhecido por Netinho de Colô.
De acordo com Colô Santana, o Bloco da Vitória é formado por familiares e amigos, que além de curtirem o carnaval, também organizam a parte de apoio. “Temos, inclusive, o apoio da Prefeitura Municipal, que nos ajuda com os recursos necessários para pagar os músicos da banda de frevo”, disse Netinho Colô.

0 comentários: