sábado, 3 de janeiro de 2015

On 08:22 by Erminio Melo   No comments
Avalie o empenho de Dilma para apurar a
roubalheira na Petrobras
pepe legal
Ricardo Noblat - O GLOBO
Versão atualizada de Pepe Legal, personagem de desenho animado do final dos anos 50 do século passado, o novo ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas (PT-RS), uma espécie de xerife político do governo Dilma 2, assumiu o cargo, ontem, dizendo ser contra uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a roubalheira na Petrobras.
O motivo?
- Às vezes as CPIs estão deixando a desejar. O que estou falando aqui não é nenhuma novidade. Se nós não tivéssemos tido CPI da Petrobras e [tivéssemos] ficado só com o trabalho da Polícia Federal e o trabalho do Ministério Público Federal, nós teríamos o mesmo resultado. Às vezes, a CPI é mais um instrumento de embate político e não de eficiência na investigação.
Pepe Legal era desastrado, mas divertido. Pepe Vargas não tem graça alguma. E, pelo jeito, subestima a inteligência alheia.
A presidente reeleita Dilma Roussef está rouca de tanto afirmar que tudo deve ser feito para punir quem roubou na Petrobras e quem deixou que roubassem.
"Doa a quem doer", expressão imortalizada pelo ex-presidente Fernando Collor, a refletir sua aparente disposição para apurar a corrupção no seu governo, caiu no gosto de Dilma que não se cansa de repeti-la.
Razoável supor que Dilma está sendo sincera. E que assim como a Polícia Federal e o Ministério Público investigam o escândalo na Petrobras, o Congresso possa e deva fazê-lo por meio de uma ou mais CPIs.
Pepe Legal – ou melhor: Pepe Vargas – estaria na contramão do que deseja e estimula sua chefa. Certo?
É rasteiro o argumento usado por ele para desqualificar CPIs ["Às vezes as CPIs estão deixando a desejar".]
Por que as duas CPIs da Petrobras, que há pouco encerraram os seus trabalhos, não deram em nada?
Simples. Porque a tropa do governo, bem maior do que a tropa da oposição no Senado e na Câmara dos Deputados, apostou no fracasso das duas. Sabotou-as.
Na verdade, Pepe Vargas está mais afinado com Dilma do que pode parecer.
É de mentirinha o empenho de Dilma para que tudo sobre a Petrobras seja rigorosamente esclarecido. Porque se for poderá sobrar para ela e Lula.

0 comentários: