terça-feira, 23 de dezembro de 2014

On 16:51 by Erminio Melo   No comments
Dilma anuncia 13 ministros do próximo governo
e Henrique Alves fica de fora da lista
dilma-e-alves
A presidente Dilma Rousseff encerrou nesta terça-feira mais uma etapa das negociações para a composição do ministério do segundo mandato. Foram anunciados treze ministros, sendo seis do PMDB, um do PT, um do PSD, um do PCdoB, um do PRB e um do Pros. A próxima leva de ministros será anunciada na segunda-feira, dia 29 de dezembro. A presidente ainda precisa acertar a participação do PP e do PDT.
Os ministros são: Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação); Cid Gomes (Educação); Edinho Araújo (Secretaria de Portos); Eduardo Braga (Minas e Energia); Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil); George Hilton (Esporte); Gilberto Kassab (Cidades); Helder Barbalho (Secretaria de Aquicultura e Pesca); Jaques Wagner (Defesa); Kátia Abreu (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Nilma Lino Gomes (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Valdir Simão (Controladoria Geral da União) e Vinicius Lajes (Turismo). Eles tomarão posse no dia 1º de janeiro.
Desde segunda-feira, a presidente intensificou as reuniões com os partidos aliados para fechar a equipe do segundo governo. Dilma esteve com o vice-presidente Michel Temer e acertou a fatia do PMDB. Dilma também se reuniu com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e acertou a transferência de Aldo do Esporte para a pasta de Ciência e Tecnologia. A vaga de Aldo deverá ir para o PRB.
Nesta tarde, a presidente recebeu em seu gabinete os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), Thomas Traumann (Comunicação Social) e Aloizio Mercadante (Casa Civil). Pela manhã, ela conversou com Braga e Padilha.
No anúncio do novo Ministério, feito por meio de nota oficial, a presidente agradeceu "a dedicação" dos ministros que deixam os cargos no dia 31 deste mês: Celso Amorim (Defesa); Cesar Borges (Portos); Clélio Campolina (Ciência e Tecnologia); Edison Lobão (Minas e Energia); Eduardo Lopes (Pesca); Gilberto Occhi (Cidades); Henrique Paim (Educação); Jorge Hage (Controladoria Geral da União); Luiza Bairros (Igualdade Racial); Moreira Franco (Aviação Civil) e Neri Geller (Agricultura).
PEDIDO
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), divulgou nota nesta terça-feira (23) informando que pediu ao vice-presidente da República, Michel Temer, para que o seu nome não seja considerado para ocupar algum ministério no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Alves estava entre os cotados para ocupar uma das pastas indicadas pelo PMDB.
Segundo a nota, ele quer antes que seja esclarecida a citação ao seu nome feita pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em uma lista de políticos que supostamente teriam se beneficiado do esquema de corrupção na estatal.
Segundo reportagem publicada na edição desta sexta-feira (19) do jornal "O Estado de S. Paulo", 28 políticos foram citados por Costa. Além de Alves, foram mencionados ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Mário Negromonte (Cidades); o governador do Acre, Tião Viana (PT); os ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco), além de deputados e senadores de PT, PMDB, PSDB e PP. Todos negam o envolvimento.

0 comentários: