terça-feira, 18 de novembro de 2014

On 04:52 by Erminio Melo   No comments
Graça Foster admite que foi informada de
propina a funcionários da Petrobrás
188 Graca Foster
Presidente da Petrobrás afirma que, em maio, SBM Offshore relatou pagamento de 'comissão' a integrante da empresa
A Petrobrás admitiu ontem, pela primeira vez, que "empregados ou ex-empregados" da estatal receberam propina da empresa holandesa SBM Offshore, responsável pelo aluguel de embarcações para a petroleira.
Segundo a presidente da estatal, Graça Foster, desde maio a companhia foi informada pela empresa holandesa do pagamento de propina. A executiva afirmou que "imediatamente" suspendeu a participação da fornecedora em licitações.
A nova versão contraria os resultados da primeira auditoria interna sobre o tema, feita entre fevereiro e março. Representantes da estatal chegaram a viajar à Holanda e aos Estados Unidos em busca de informações, sem sucesso. Na época, a petroleira informou que não havia encontrado indícios de irregularidade nos contratos de aluguel de plataformas com a empresa.
"Passadas algumas semanas, alguns meses, eu fui informada de que havia, sim, pagamentos de propina para empregado ou ex-empregado de Petrobrás", disse Graça Foster, em coletiva de imprensa na manhã de ontem. A executiva teria recebido um comunicado e também uma ligação de representantes da SBM informando sobre o pagamento de "comissões".
Os funcionários envolvidos e os valores pagos não foram informados. O caso foi citado pela executiva como exemplo de "informação avassaladora" que atestaria a necessidade de sanção à empresa envolvida mesmo antes de concluídas as investigações oficiais sobre as denúncias.

0 comentários: