segunda-feira, 1 de setembro de 2014

On 12:57 by Erminio Melo   3 comments


TRE barra candidatura de Maluf

Tribunal aplicou Lei da Ficha Limpa para avaliar pedido de registro de deputado, que tenta a reeleição
Ampliado às 16h
Fausto Macedo e Valmar Hupsel Filho
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo indeferiu nesta segunda feira, 1, o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP), que busca a reeleição para deputado federal. A Corte eleitoral aplicou a Lei da Ficha Limpa para barrar a candidatura de Maluf.
O voto final foi dado pelo desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, presidente da Corte eleitoral.
O julgamento estava empatado em 3 votos a 3. Maluf foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado, em 2013, por suposto ato de improbidade administrativa. Esse foi o motivo do indeferimento de sua candidatura.
Em sua gestão como prefeito de São Paulo (1993-1996), Maluf autorizou a contratação das obras do Túnel Airton Senna, na zona Sul da Capital. O Ministério Público Estadual apontou superfaturamento e pagamentos ilegais relativos à medição 72 (consolidação do solo). Em valores atualizados para 2013, esses desembolsos representaram R$ 21 milhões de prejuízo ao Tesouro.
No Tribunal de Justiça, o entendimento é que Maluf agiu com "culpa grave", mas não com dolo.
A Lei da Ficha Limpa impõe que o candidato deve ser barrado quando age com dolo que implica em dano ao erário e em enriquecimento ilícito. Essas condições - seis ao todo - são cumulativas, não alternativas. No julgamento do TJ, o dano foi reconhecido pelos desembargadores, mas não o enriquecimento ilícito de Maluf.
O procurador regional Eleitoral, André de Carvalho Ramos, autor do pedido de indeferimento do registro de Maluf, sustentou, na sessão de sexta feira passada, que o enriquecimento pode ser de terceiros, em alusão às empreiteiras contratadas. Carvalho Ramos já conseguiu barrar 40 candidatos com base na Lei da Ficha Limpa.
O desembargador Mathias Coltro, no voto desempate, assinalou que Maluf agiu dolosamente.
A defesa do ex-prefeito informou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. A defesa avalia que o presidente do TRE de São Paulo "interpretou" o texto do acórdão do Tribunal de Justiça.
Segundo os advogados de Maluf, a Corte máxima da Justiça Eleitoral mantém jurisprudência no sentido de que isso não é permitido.
O advogado Silvio Salata, que integra o núcleo de defesa de Maluf na área eleitoral, declarou que ficou surpreso com o voto desempate do desembargador Mathias Coltro. "O que mais surpreendeu a defesa foi o fato de que não houve nenhuma manifestação sobre a inexistência da cumulatividade. Ele (presidente do TRE/SP) não cogitou em nenhuma hipótese a ausência do enriquecimento ilícito. Não cogitou sobre a obrigatoriedade da existência da cumulatividade para o reconhecimento da causa de inelegibilidade", argumentou Silvio Salata.
MALUF DIZ QUE 'CONFIA NA JUSTIÇA'
Em nota, Salata e outros dois advogados de Maluf, Patrícia Rios e Eduardo Nobre, assinalaram que o ex-prefeito "sempre confiou e confia na Justiça".
"O TRE/SP julgou procedente a impugnação de candidatura do deputado federal Paulo Salim Maluf, por 4 votos a 3, que bem indica o quão controverso é o tema", observam os advogados. "Maluf respeita a decisão do Tribunal paulista e informa que recorrerá ao TSE, mantendo sua candidatura à Câmara dos Deputados, e continuará a realizar normalmente todos os atos de campanha."



NOTA DESTE BLOG.  Aos  poucos a justiça tem sido feita neste Brasil. O caso de Paulo Maluf era um dos mais vergonhosos do nosso Brasil.. Ainda cabe recurso no TSE. Vamos esperar.

3 comentários:

وليدالعروي disse...

شركة كشف تسربات المياه بالرياض شركة البيت الابيض
شركة مكافحة حشرات بالرياض شركة البيت الابيض
شركة نقل عفش بالرياض شركة البيت الابيض
شركة تنظيف بجدة شركة البيت الابيض

لمار ابراهيم disse...

شركة تنظيف منازل بدبى
شركة تنظيف فلل و منازل و شقق فى دبى
شركة تنظيف وغسيل سجاد فى دبى
شركة تنظيف مطابخ فى دبى
شركة تنظيف واجهات منازل فى دبى
شركات تنظيف المباني في دبي
نصائح مقدمة من شركة تنظيف منازل في دبي لتنظيف المنزل بسهولة
المهام التي تقوم بها شركات تنظيف المنازل بدبي
شركة تنظيف الكنب بدبي
شركات تنظيف السجاد في دبي
شركات تنظيف واجهات في دبي
شركة تنظيف سجاد فى دبى
شركة تنظيف كنب فى دبى
شركة تنظيف مطابخ فى دبى
شركة تنظيف واجهات زجاج فى دبى
شركة تنظيف موكيت فى دبى
شركة تنظيف سجاد فى دبى
شركة تنظيف كنب فى دبى
شركة تنظيف مطابخ فى دبى
شركة تنظيف واجهات زجاج فى دبى
شركة تنظيف موكيت فى دبى
تنظيف منازل نقل عفش

mahmoud disse...


شركة تنظيف منازل بالرياض
شركة تنظيف مكيفات بالرياض
شركة نقل عفش بالرياض