sexta-feira, 2 de novembro de 2012

On 07:32 by Erminio Melo   No comments


LAGO DE FURNAS ENFRENTA PIOR SECA EM 10 ANOS, DIZ ASSOCIAÇÃO EM MG

O Lago de Furnas, no Sul de Minas Gerais, vive seu pior período de seca em 10 anos. O nível da água está 11 metros abaixo do normal para esta época do ano. Produtores de peixes e empresários que vivem do entorno do lago enfrentam grandes dificuldades neste período prolongado de estiagem, com prejuízos que chegam a R$ 100 mil.
A abertura das comportas da Hidrelétrica de Furnas, determinada pelo Operador do Sistema Nacional (ONS), para a continuidade do fornecimento de energia elétrica, agravou o problema. Segundo a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), a região levará cerca de três anos para se recuperar desta seca.
 “É a pior depressão do lago em 10 anos”, diz Fausto Costa, presidente da Alago. As áreas que enfrentam maiores prejuízos econômicos são o turismo e a pesca, que chegam a sofrer quedas de 50% na produção e perda de clientes que procuram a região para prática de piscicultura e esportes aquáticos. “A região investiu muito em turismo, hotéis, clubes náuticos e eventos esportivos, e isso afetou drasticamente a economia da região. Na pesca, alguns produtores estão com 40% dos tanques fora d’água”, afirmou Costa, se referindo à criação de peixes em tanques, muito comum no Lago de Furna

0 comentários: