segunda-feira, 12 de novembro de 2012

On 12:30 by Erminio Melo   No comments

AVALIAÇÃO DE INFORMATICA E EDUCAÇÃO





AVALIAÇÃO DE INFORMATICA E EDUCAÇÃO
ALUNO: ERMINIO C. M. NETO
MAT. 2012049750

As tecnologias na área da informática, tem se evoluído de maneira assustadora, os computadores vêm multiplicando suas velocidades a uma velocidade quase comparada a velocidade da luz. Além dos computadores outros meios tecnológicos de informática como o Tablet, celulares, not book e outros também tem revolucionado o mercado. Assim como os meios de comunicação em massa que vem surpreendendo o mundo inteiro com seus serviços prestados a humanidade. A internet através de suas redes como o face, Orkut, blogs etc. têm sido os maiores meio de comunicação em massa já visto até hoje. No entanto esses meios tecnológicos e de comunicação têm oferecido  alguns  beneficio aos  professores e alunos, principalmente os da rede pública.  Dentre esses benefícios e objetivos pedagógicos alcançados, destacam-se o acesso dos alunos e dos professores aos recursos tecnológicos, sua atuação significativa na construção do conhecimento questionando  e organizando suas ideias e avançando nas suas hipóteses. Destacam-se ainda, o enriquecimento da dinâmica de estudo, as várias possibilidades de atividades, a integração e a socialização entre os alunos/alunos e alunos/professores e a criação de ambientes de aprendizagem.
Alguns benefícios para o processos ensino aprendizagem  trazido pela internet poderão  Ser relacionados, tais como: pesquisa feita sobre qualquer assunto inclusive os relacionados a educação; publicação de trabalhos realizados por professores e alunos; a velocidade das informações que publicadas pelos blogs; os acervos de livros nas bibliotecas virtuais e outras redes sociais como o face book, Orkut e outras.
O papel do professor em um ambiente colaborativo deve ser o de orientador e desafiador, deixando de ser o provedor de informações para ser gerenciador de entendimento, caberá   a ele motivar o grupo e monitorar  a participação dos alunos.
O papel do aluno e do professor se modifica efetivamente com o aparecimento das novas tecnologias, a proposta é modificar essa visão distorcida do que é ser aluno, na qual ele deixa de exercer  o papel de receptor passivo e torna-se co-participante de sua aprendizagem.


0 comentários: