segunda-feira, 4 de abril de 2016

On 13:28 by Erminio Melo   No comments

 


Uma boa notícia para os moradores das quase 40 cidades localizadas nas regiões Central, Oeste e Vale do Açu no Rio Grande do Norte abastecidas pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves foi dada nesta segunda-feira, pelo engenheiro lotado na unidade regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Assú, Rafael Mendonça. Ao confirmar que desde o dia 25 de março até 04 de abril a lamina d´água do maior reservatório artificial do estado apresentou uma elevação de 95 centímetros o que corresponde a um incremento de 63 milhões 317 mil metros cúbicos o servidor público federal destacou que a possibilidade de o reservatório atingir o seu volume morto no mês de outubro deste ano como chegou a ser anunciado no ano passado foi adiada por pelo menos mais três meses. Isso significa que o abastecimento está assegurado até janeiro de 2017 mesmo que a previsão de chuvas a baixo da média venha a se concretizar na atual temporada.
Rafael Mendonça salientou que as chuvas caídas na região do Vale do Açu nos três primeiros meses de 2016 atingiram a marca dos 304 milímetros, o que caracteriza tendência de que essa previsão possa se confirmar. Porém, a boa nova é que o índice pluviométrico tem sido elevado na região do Seridó e no vizinho estado da Paraíba de onde vem muita água para o reservatório decorrente do transbordamento de pequenos açudes.
Na cota atual de 39,54 com um volume total de 538 milhões 212 mil metros cúbicos e 22,42% da sua capacidade total, Rafael destacou que ainda falta muito para a barragem atingir a sua marca de sangria. Para que isso ocorra ainda será necessário haver uma elevação de 15 metros e 46 centímetros.

0 comentários: