quinta-feira, 30 de abril de 2015

On 09:49 by Erminio Melo   No comments

Prefeito e vice são diplomados no município de Pedra Grande

97_nNesta quarta-feira (29), foram diplomados o mais novo prefeito e vice-prefeito ambos eleitos na eleição suplementar realizada no município de Pedra Grande/RN. A solenidade aconteceu no Fórum Eleitoral da 52º zona eleitoral, em São Bento do Norte/RN.
O que motivou o novo pleito eleitoral em Pedra Grande foi à cassação do diploma do até então prefeito, Marcos Luiz Pereira e da vice-prefeita Silvana Maria Garcia de Araújo por captação ilícita de sufrágio, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por meio do RecursoEleitoral nº 341-83.2012.6.20.0052, decisão esta mantida pelo TSE através da Ministra Maria Thereza de Assis Moura que negou seguimento ao Recurso especial (RESPE 

quarta-feira, 29 de abril de 2015

On 18:47 by Erminio Melo   No comments

Mineiro mirou nos Alves hoje

metralhadoraO deputado Fernando Mineiro apontou a metralhadora giratória contra a família Alves do Rio Grande do Norte durante declaração dada hoje.
Falou mal dos Alves e também de outras lideranças políticas do Estado.
Falou… falouuu… falouuuu… e nada acrescentou ao seu projeto político para disputar a prefeitura de Natal em 2016. Ficou na mesmice.
Deveria – ao invés de atacar seus desafetos – ter apresentado alguns projetos que possam modificar a cidade de Natal.
Fácil, né? Extremamente fácil. O PT não muda. Nunca.
On 18:44 by Erminio Melo   No comments

STF arquiva mandado de segurança sobre impeachment de Dilma

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento do mandado de segurança impetrado pelo advogado Luís Carlos Crema. Ele denunciou a presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados por crime de responsabilidade. As informações estão no site do Supremo.
De acordo com o STF, após o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negar seguimento da denúncia, Luís Carlos Crema entrou com mandado de segurança no Supremo para que lhe fosse reconhecido o direito de recorrer ao Plenário da Câmara dos Deputados. O ministro citou precedentes do Supremo em mandados de segurança ao também negar julgar inviável ao pedido de Crema

terça-feira, 28 de abril de 2015

On 08:02 by Erminio Melo   No comments

CAERN comunica suspensão no abastecimento em Macau

11138622_833044633436767_9217040783641685464_n
Desperdício com o vazamento na adutora

A Gerência Regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) emitiu comunicado que, na tarde desta segunda-feira (27), a partir das 17hs, irá suspender o abastecimento d’água em Macau para realizar reparo na adutora que abastece a cidade.

A previsão é que, o abastecimento volte a sua normalidade na noite de terça-feira (28).
(Wallace Atlas)
On 07:59 by Erminio Melo   No comments
BNDES comprometeu 25% de seu patrimônio
com a Petrobras
luciano-coutinho-bndes-20110406-original
Montante pode fazer com que o banco de desenvolvimento seja desenquadrado das normas do Banco Central. Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)(Vanderlei Almeida/AFP/VEJA)
Utilizado para financiar os pesados investimentos da Petrobras, sobretudo aqueles com foco no incentivo à indústria local, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está tão comprometido com a petroleira que a questão já preocupa a instituição de fomento, segundo fontes de mercado. Cruzamento de dados feito pelo �Estado� aponta um comprometimento total, incluindo participação acionária, de 64,2 bilhões de reais, montante que poderá deixar o BNDES desenquadrado das regras do Banco Central (BC) a partir de julho.
O montante comprometido considera o valor de exposição de crédito - o quanto um banco ainda tem a receber de um cliente. Além disso, a participação acionária é incluída no comprometimento total, pois as regras do BC determinam que nenhum banco comprometa mais de 25% do patrimônio de referência com um único cliente. O patrimônio do BNDES é de 97,85 bilhões de reais - ou seja, o limite equivale a 24,46 bilhões de reais, bem abaixo de 64,2 bilhões de reais.
O BNDES só não está desenquadrado no BC por causa de uma série de exceções previstas em normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). O problema é que uma das exceções - que permite ao banco de fomento excluir participações acionárias do cálculo - tem prazo de validade: a partir de 1o de julho, pela resolução 4.089/2012 do CMN, o BNDES terá de voltar a incluir as ações da Petrobras e será obrigado a reduzir o excedente até 2024.
"A exposição dos bancos públicos à Petrobras é excessiva", diz o economista Mansueto Almeida, especialista em contas públicas. Um calote dessas dívidas poderia exigir aportes de dinheiro público nos bancos federais, mas diversos analistas consideram esse risco baixo, no caso da Petrobras.
On 07:56 by Erminio Melo   No comments
Cinco dos seis senadores do PDT pedem
saída da base governista
cristovam-1
Membros do partido passaram a ser "coadjuvantes esporádicos" do governo, diz carta aberta. Senadores como Cristovam querem fazer oposição "independente, democrática e trabalhista"
POR FÁBIO GÓIS - Congresso Em Foco
Um dos líderes do PDT no Senado, Cristovam Buarque (DF) anunciou nesta segunda-feira (27) que ele e quatro de seus seis colegas de bancada querem desembarcar da nau governista. A decisão veio a público em carta aberta veiculada por Cristovam em sua conta no Twitter e endereçada ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e à "sociedade brasileira".
Apenas o atual líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz (RO), não assinou a decisão de deixar a base aliada ao governo Dilma Rousseff. Coube a Cristovam a elaboração da carta, encaminhada a Lupi na última sexta-feira (24). Dizendo que parlamentares do PDT passaram a ser "coadjuvantes esporádicos" do governo, o senador diz que a sigla precisa fazer oposição "independente, democrática e trabalhista".
"Continuar a fazer parte da base de apoio ao governo do PMDB-PT-Dilma-Lula significa perder credibilidade junto à opinião pública, ser conivente com os erros cometidos, com as agressões a direitos trabalhistas e com o descaso com a Educação Básica. Implica obscurecer a capacidade do partido para oferecer alternativas para o país", argumentou Cristovam no documento subscrito também por Reguffe (DF), Zeze Perrella (MG), Lasier Martins (RS) e Telmário Mota (RR).
Segundo a carta, o PT "perdeu sua história e suas bandeiras" com os seguidos escândalos de corrupção e com o ajuste fiscal que, ao promover uma readequação trabalhista e previdenciária, vai restringir direitos dos trabalhadores. Mas, mesmo pregando a guinada à oposição, Cristovam critica a "direita" e o viés "golpista" de sua atuação.
"Os demais partidos estão em profunda crise: os de direita estão perplexos, sem bandeiras e sujeitos a tentações autoritárias e golpistas; os que ainda mantém um nome de esquerda, seja comunista seja socialista, estão cooptados pelo governo ou perdidos sem proposta", arremata o senador.
A carta aberta ganha o noticiário em um instante em que Carlos Lupi, ministro do Trabalho no primeiro mandato de Dilma, causa polêmica com a entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo dizendo que os petistas "roubaram demais". "O PT exauriu-se, esgotou-se. Olha o caso da Petrobras. A gente não acha que o PT inventou a corrupção, mas roubaram demais. Exageraram. O projeto deles virou projeto de poder pelo poder", disse o ex-ministro, que em 2011, acometido por denúncias de corrupção, fez uma declaração de amor pública a Dilma. "Presidenta Dilma, me desculpe, eu te amo", disse Lupi, em audiência pública na Câmara.
Leia AQUI a íntegra da carta
On 07:54 by Erminio Melo   No comments

Secretaria municipal de Saúde desenvolve ação de prevenção na Avenida Ângelo Varela Keffas Emmanuel |




Alto do Rodrigues - A secretaria municipal de Saúde, está neste momento com a equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) nas proximidades do Supermercado Soberano, na Avenida Ângelo Varela, realizando ação preventiva de saúde, comemorando também o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial (HAS), que teve data oficial neste domingo (27).




Será um dia dedicado à população com serviços de aferição da pressão arterial, glicose, orientações e encaminhamentos dos resultados, informações sobre nutrição em relação aos hábitos alimentares saudáveis, além de educador físico realizando avaliação física (medida de peso, altura, cintura abdominal etc.)




Esta ação preventiva, que teve início por voltas das 8 horas, reforça os trabalhos que são realizados diariamente nas Unidades de Saúde pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), e ajuda no combate a doenças. A equipe permanecerá atendendo no local até o meio-dia.



Estatísticas


Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta. 

As doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido por mortes por câncer e causas externas (como violência). 

A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade. 
A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. 

A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 

A pressão alta é grave, também, por ser uma "inimiga silenciosa", pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial. 

A pressão alta não tem cura

A importância da conscientização do controle e tratamento:

As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. 

Em apenas 29% das consultas médicas no Brasil se faz a medição da pressão. 

Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial. 
On 07:50 by Erminio Melo   No comments

TSE determina volta do prefeito Alcides ao comando da Prefeitura de Caiçara do Norte



Prefeito Alcides Fernandes de volta ao cargo em Caiçara do Norte
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta segunda-feira (27), o retorno definitivo do prefeito afastado Alcides Fernandes (PP) ao comando da Prefeitura de Caiçara do Norte. O chefe do Executivo estava afastado do cargo juntamente com seu vice e deve assumir a administração municipal ainda nesta terça-feira (28), substituindo o presidente da câmara que hoje está atualmente chefiando o executivo, Sr. Emilson Luiz.

Esta é a segunda vez que Alcides Fernandes retorna ao comando do Executivo. No dia 26 de Abril de 2013, o prefeito foi afastado pela Justiça do RN pela primeira vez e retornou ao cargo no dia 02 de Maio de 2013. Depois de três meses, no dia 16 de agosto de 2013, Alcides teve que novamente deixar a prefeitura pelo o fato de ter seu cargo mais uma vez cassado. Agora, após um ano e oito meses, Alcides Fernandes retorna à prefeitura. A decisão é do Ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Postado por Assis Silva
On 07:48 by Erminio Melo   No comments

ASSALTO AO POSTO FREI DAMIÃO EM ALTO DO RODRIGUES




Na manhã de hoje (28), por volta das 06:30hs aconteceu um assalto ao posto Frei Damião que fica na Avenida Ângelo Varela na cidade de Alto do Rodrigues.

As informações são que após o assalto o elemento fugiu pela RN-118 sentido Ipanguaçu levando o carro do gerente, um gol branco envelopado de preto e placas OWB 1429.

Policiais encontram-se em diligencias na tentativa e localizar os assaltantes.
Focoelho

segunda-feira, 27 de abril de 2015

On 17:04 by Erminio Melo   No comments

CAERN comunica suspensão no abastecimento em Macau

11138622_833044633436767_9217040783641685464_n
Desperdício com o vazamento na adutora
A Gerência Regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) emitiu comunicado que, na tarde desta segunda-feira (27), a partir das 17hs, irá suspender o abastecimento d’água em Macau para realizar reparo na adutora que abastece a cidade.
A previsão é que, o abastecimento volte a sua normalidade na noite de terça-feira (28)
(Wallace Atlas)

nota deste blog. Vergonhoso é  em pleno período de racionamento de água, a CAERN, empresa responsável pelo abastecimento em todo Estado não esteja nem um pouco preocupada em fazer racionamento, visto, este vazamento já está acontecendo a oito dias próximo as pontes do espinheiro.  isto é uma vergonha.
On 16:57 by Erminio Melo   No comments

PM AGE RÁPIDO E RECAPTURA PSICOPATA QUE MATOU CRIANÇA DE 9 ANOS EM ASSU

PM Edno e o SD Acielio e na mala da VTR o acusado Marcelo


Ao ser informado da fuga do psicopata Marcelo Pereira de Sena que matou e castrou uma criança de apenas 9 anos em Assu, o Major Assis Santos caiu em campo e após um intenso trabalho de investigação com apoio de vários policiais, a operação terminou com êxito.
Todas as viaturas foram informadas no momento em que Marcelo chegou na cidade indo direto pra casa de uma irmã, mais o acusado não foi recebido, e saiu perambulando pelas ruas de Assu.

Focoelho.com

Psicopata que matou criança em Assu foge do Hospital de Custódia


yuikyi67i6 
Ele serrou as grades da cela e escalou o muro de quase 5 metros de altura.
Mais um preso de alta periculosidade consegue fugir do frágil sistema prisional do RN. Trata-se do aposentado por invalidez, Marcelo Pereira de Sena, de 35 anos, considerado um psicopata, após abusar sexualmente de duas crianças e matá-las em seguida. O crime  aconteceu em março de 2006 em Assu e chocou a população. Ele conseguiu escapar da cela onde estava, no Hospital de Custódia de Natal, após serrar as grades e escalar um muro de cinco metros de altura, com ajuda de uma ‘teresa’ (corda feita com pedaços de pano). Desde a madrugada, a Polícia Militar realiza diligências na localidade e também na residência de familiares do acusado, na intenção de capturá-lo. Marcelo Pereira é o responsável pelas mortes de duas crianças, uma de 9 e outra de 12 anos. Após ser preso, ele confessou o assassinato e foi diagnosticado com distúrbios mentais.
O crime
O estudante Alexsandro Lourenço de Araújo, o ‘Sandrinho’, de 9 anos de idade, que residia à rua João Lourenço, 188, bairro Frutilândia I,  foi assassinado com um golpe de faca-peixeira na nuca, violentado sexualmente, espancado e teve ainda os órgãos genitais arrancados. Ele foi assassinado na RN-016, estrada que liga Assu a Porto de Mangue, teve o corpo arrastado por cerca de 500 metros e foi desovado dentro do mato, sendo encontrado despido na manhã de ontem debaixo de vários pneus, sacos e papelão. O assassino tentou atear fogo no corpo do garoto, só não conseguindo devido o material estar molhado. Após o crime, o acusado voltou para casa e foi dormir.
Segundo a polícia, Marcelo costumava oferecer dinheiro a crianças, mas prometia só entregá-lo perto de um motel. Ele confessou o crime e disse tê-lo feito por que querer morrer. Marcelo havia sido preso em julho de 1999, acusado de matar um menor de 12 anos em Mossoró, mas acabou sendo libertado pela Justiça.
Fonte: O Jornal de Hoje

On 15:20 by Erminio Melo   No comments

Municípios sem portal da transparência podem ficar sem repasses voluntários

mapa mp
Levantamento sobre portais da transparência foi detalhado pelo Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União em coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (27), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal. Cinquenta e quatro municípios do Rio Grande do Norte ainda não têm Portal da Transparência. Além disso, 115 dos Executivos municipais potiguares não divulgaram nenhum dado financeiro do ano de 2015, em afronta à legislação.  Essas prefeituras poderão sofrer a suspensão dos repasses de recursos provenientes de convênios do Estado e da União.
A sanção é uma das medidas previstas para os municípios irregulares com as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei n ° 12.527/11), e a Lei da Responsabilidade Fiscal, que visam a maximizar a transparência pública, e trouxeram conceitos e exigências quanto aos pedidos de informações, além de enfatizar normas para a transparência por intermédio dos portais da transparência. Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 65% (113) possuem Portal da Transparência, mas apenas 31% (52) estão com algum dado de 2015 em seus sítios eletrônicos.
On 07:56 by Erminio Melo   No comments

TCE/RN: PREFEITO DE PORTO DO MANGUE É ALVO DE PUNIÇÃO COM VALOR DE R$ 51,4 MIL

images
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) determinou, durante sessão quinta-feira (23), restituição de recursos e multas que somam a quantia de R$ 295.911,15, em três processos relatados pela conselheira Adélia Sales, decorrentes de irregularidades na execução orçamentária e atrasos na prestação de contas.O ex-prefeito de Rodolfo Fernandes, Francisco Germano Filho, foi condenado a ressarcir o valor de R$ 166.027,15 por conta da “omissão quanto ao dever de prestar contas”, relativo ao ano de 2006.A fonte da informação é o portal virtual do TCE/RN na internet.Também foi determinada multa no valor de 10% sobre o valor do referido débito.Além disso, cópia do processo será enviada ao Ministério Público do RN para apuração de possíveis ilícitos penais e/ou atos de improbidade administrativa.Em outro processo, o atraso na entrega das prestações de contas referente ao exercício de 2009 levou a condenação do ex-prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista, “Titico”, ao pagamento de multa no total de R$ 51,4 mil, sendo R$ 36 mil referentes à ausência de divulgação e atraso na entrega do relatório de Gestão Fiscal do primeiro e segundo semestres; R$ 6 mil pela ausência dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária; R$ 7 mil pelo não preenchimento ou incorreção dos anexos do SIAI; e, R$ 2,4 mil pelo atraso na entrega das prestações de contas de 2009.Por fim, em razão da concessão irregular de diárias, a Primeira Câmara determinou a restituição ao erário de R$ 84.484,00 em processo da Prefeitura de Jundiá, do exercício de 2007, a cargo do então prefeito Tiago Saturnino Freitas.Também foi determinada a remessa dos autos para análise de ilícitos penais, a cargo do MPRN.A 16ª sessão da Primeira Câmara teve outros nove processos julgados.
Postado por 
On 07:54 by Erminio Melo   No comments

Vereadores inventam despesas e ganham mais de R$ 85 mil/mês


vereadores fantastico
Boa Vista, Roraima, a sessão da Câmara, mostrada no vídeo acima, tem os vereadores mais caros do Brasil. Ela durou 20 minutos. As sessões acontecem duas vezes por semana. São 21 vereadores. Cada um deles pode custar ao contribuinte mais de R$ 85 mil por mês. “Nosso salário como vereador está defasado”, diz o presidente da Câmara de Boa Vista, Edilberto Veras (PP), ao Fantástico (CLIQUE AQUI para conferir a reportagem completa).
O salário é de R$ 12 mil, mas quem participa de comissões especiais ganha um extra de R$ 9 mil. A verba de gabinete, para pagar assessores escolhidos pelo vereador, é de R$ 30 mil. E ainda tem a verba indenizatória, de R$ 35 mil para cada vereador.