domingo, 11 de janeiro de 2015

On 06:02 by Erminio Melo   No comments
Moradores da Lagoa do Piató recebem garantias
do Governo contra a seca 
Robinson e Ivan
O Governador Robinson Faria esteve na manhã deste sábado (10), na Lagoa do Piató, em Assú, para apresentar aos moradores do local e de comunidades vizinhas medidas contra a seca. Ao lado do prefeito do município, Ivan Júnior, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o chefe do Executivo Estadual confirmou a perfuração de cinco poços, já com os estudos geológicos realizados e entregues, para comunidades vizinhas, uma ação em parceria com a Prefeitura de Assú.
Na chegada a cidade, o Governador visitou o canal do Piató, que recolhe água do Rio Piranhas-Açu mas, que em virtude da cheia de 2008, passou por processo de assoreamento, o que impediu o escoamento natural, causando a seca da lagoa e os consequentes prejuízos sociais e econômicos. Além do anúncio da perfuração dos poços, o Governador garantiu que, em conjunto com Idema e Semarh, irá traçar a melhor estratégia para desassorear o canal e restabelecer o abastecimento para a lagoa no período do inverno.
Outra notícia foi a garantia da construção dos acessos para a lagoa do Piató, um entroncamento na RN-016,uma obra de R$ 3,2 milhões e 4,5 km de extensão, e o acesso ao Santuário da Irmã Lindalva, obra de R$ 6 milhões e aproximadamente 5 km de extensão. Os recursos da RN-016 foram uma solicitação do Governador Robinson Faria, em 2009, quando era deputado estadual. As duas são, hoje, as únicas obras pendentes do Governo do Rio Grande do Norte no Departamento de Estradas de Rodagem.
10931390 398557050309665 4728385221555059000 n
O prefeito Ivan Júnior agradeceu ao Governador pela presença e por mostrar disponibilidade em dialogar e solucionar os problemas. "Sabemos das obrigações do Governador, mas ele se mostrou disponível em vir até aqui na lagoa do Piató conversar conosco e ver de perto o nosso problema, trazendo o seu secretariado. Fazia muito tempo que não vinha nenhum governador aqui ouvir a população. Ficamos muito felizes porque Assú é apenas a segunda cidade que o Governador visita desde que assumiu o mandato. Isso mostra que eles está empenhado em nos ajudar e ajudar outras cidades do Vale também".
10919 Piato
Na reunião, realizada na igreja do Piató, o Governador falou aos moradores das comunidades do Canto do Umari, Bela Vista, Areia Branca, Bangue, Olho D'água e Porto, todos no anel da lagoa: "Estamos aqui para dar respostas rápidas para um problema antigo. Prometi que faria o governo do diálogo e, em apenas dez dias de trabalho, estamos buscando conhecer os anseios do povo para propor soluções como a da Lagoa do Piató, que beneficiará seis mil pessoas".
Estiveram com o Governador, além do prefeito Ivan Júnior, os secretários de Estado da Articulação com os Municípios, Hudson Pereira, da Segurança Pública, Kalina Leite, e da Saúde, Ricardo Lagreca, o diretor interino do DER, Francisco Maciel Pereira, prefeitos de cidades vizinhas, vereadores de Assú de municípios circunvizinhos e de representantes da Associação Comunitária do Porto Piató.

0 comentários: