quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

On 06:37 by Erminio Melo   No comments
No Congresso, uma noite de despedidas: Sarney, Suplicy,
Henrique Alves e Dornelles não retornarão em 2015
20 Henrique chora
Henrique Alves chora na despedida da Câmara, depois de 44 anos como deputado federal
POR CRISTIANE JUNGBLUT E ISABEL BRAGA - O GLOBO
A noite desta quarta-feira marcou a despedida de parlamentares que não voltarão ao Congresso no ano que vem, após longa trajetória na política brasileira. O senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP), que não disputou as eleições deste ano, optou pelo silêncio e não fez pronunciamento.
Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que tentou sem sucesso a reeleição, ocupou a tribuna e foi elogiado por colegas de todos os partidos, inclusive pela ex-mulher Marta Suplicy (PT-SP). Na Câmara, o presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), não conteve as lágrimas: depois de 44 anos e 11 mandatos como parlamentar, ele não retornará em 2015, após ter sido derrotado no pleito para governador do Rio Grande do Norte. Já o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) apresentou sua carta de renúncia, uma vez que foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro.
Na Câmara, Alves não conteve as lágrimas em plenário, na sessão deliberativa que provavelmente era a última que presidiria, já que o Congresso entrará em recesso na semana que vem. Sentado na cadeira de presidente, ele chorou ao receber a homenagem e o reconhecimento de colegas. Já com poucos deputados em plenário, o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) puxou a homenagem:
— Presidente Henrique Alves, quero aqui agradecer sinceramente ao senhor pela forma como conduziu essa Casa — disse Leitão, acrescentando que Henrique Alves honrava o parlamento.
Ao escutar as palavras, Henrique Alves se emocionou e teve que recorrer a um lenço para enxugar as lágrimas. Desde cedo membro de uma família de políticos, ele tinha apenas 22 anos quando concorreu e se elegeu deputado federal. Apenas no 11.º mandato conseguiu realizar o sonho de ser presidente da Câmara, que agora deixará para não voltar na próxima legislatura.
Depois de Leitão, o líder do PT, Vicentinho (SP) e diversos deputados e deputados fizeram questão de elogiar e homenagear Henrique Alves. Deputados e assessores presentes no plenário aplaudiram o presidente, que deixou o plenário ainda chorando.

0 comentários: