sábado, 28 de dezembro de 2013

On 16:47 by Erminio Melo   No comments

Prefeito interino de Mossoró vê interesse eleitoral em revelação de suposta propina

Silveira Junior nega acusações e indica que revelação de esquema tem interesse eleitoral.


Por Dinarte Assunção
Prefeito interino nega acusaçõs (Foto: Divulgação / Câmara de Mossoró)
Prefeito interino nega acusaçõs (Foto: Divulgação / Câmara de Mossoró)
O prefeito interino de Mossoró, Francisco José Junior (PSD), emitiu nota negando o recebimento de propina para beneficiar um grupo de empresários acusados de cartel de combustíveis na cidade.
Como tem feito desde o fim da manhã, a reportagem tentou contatá-lo, mas, novamente, não obteve sucesso. No texto, onde ele aponta interesses eleitorais, Silveira Júnior nega o cometimento de ilícito, conforme a íntegra que segue:
No dia 28 de dezembro de 2013, a poucos dias do início de processo eleitoral suplementar na Cidade de Mossoró – Estado do Rio Grande do Norte, o sítio eletrônico designado “portalnoar.com” publicou matéria de forte tom afirmativo e de conteúdo claramente acusatório onde apontou a mim, Francisco José Lima Silveira Júnior, atual prefeito da Cidade de Mossoró, como recebedor de propina para votação em projeto de lei que supostamente visaria favorecer a formação de cartel no mercado de combustível local.
Trata-se de referência superficial e claramente tendenciosa a uma operação policial que não é atual e tampouco conta com qualquer decisão judicial acerca de seu mérito.
Aliás, o título da matéria, seu tom afirmativo e sensacionalista causaria séria estranheza a qualquer leitor, acaso não restasse bem óbvio que o texto em questão visa tão e somente causar prejuízos políticos à minha pessoa, julgando-me por antecipação e sem provas. Acrescento ainda que todos os meus telefones e de meus assessores permanecem ligados ininterruptamente e não receberam qualquer ligação do referido portal de notícias ou de seus representantes.
Quanto aos fatos, no entanto – que é o que importa – tenho a esclarecer que jamais recebi qualquer propina ou intermediei qualquer ajuste junto a empresários locais com vistas a negociar a prática dos atos legislativos inerentes às minhas atribuições enquanto vereador, atribuições estas que exerci com dedicação, empenho e honestidade.
É tudo fruto de meras presunções e conjecturas desprovidas de provas, inclusive porque eu, então na condição de vereador, VOTEI CONTRA as reivindicações dos donos de postos desta Cidade de Mossoró, o que resta, isto sim, DEVIDAMENTE REGISTRADO NAS GRAVAÇÕES DAS RESPECTIVAS SESSÕES LEGISLATIVAS.
Vale recordar mais ainda que não há registro de participação minha em reuniões com quaisquer empresários locais para os fins da injusta acusação em questão, especialmente porque isto não ocorreu.
Esclareço à sociedade mossoroense que o reavivamento de tais injustas acusações não haverá de prejudicar nosso trabalho junto à Prefeitura de Mossoró, inclusive no que pertine às determinações de auditagens e medidas outras que visam definir a real situação enfrentada pela municipalidade.
Não ignoro que minha atuação como Prefeito tem contrariado interesses de grupos políticos já postos há algum tempo, sendo essa certamente a razão de se trazer à tona acusações inverídicas e que têm propósito específico de denegrir minha imagem junto à população mossoroense.
Por fim, agradeço a solidariedade dos muitos que conhecem a correção de minha conduta.
Atenciosamente,
Francisco José J
On 08:08 by Erminio Melo   No comments

ova pesquisa da Consult confirma liderança de Wilma em todos os cenários

A novidade da segunda pesquisa é o empate técnico na disputa para o Senado entre a vice-prefeita e Fátima Bezerra
Wilma de Faria lidera em todos os cenários
Por Aluísio Lacerda e Ricardo Rosado

O Portal Noar e o Instituto Consult realizaram a segunda rodada de pesquisas – de um total de 7 – no Rio Grande do Norte para medir o grau de aprovação da administração do Governo do Estado, da Prefeitura de Natal e captar, neste momento, o sentimento do eleitor para as eleições de 2014.

A pesquisa, contratada pelo Portalnoar, ouviu 1.700 pessoas em 58 municípios do RN e foi realizada entre os dias 22 e 24 de dezembro de 2014.

Nesta segunda rodada de pesquisas foram feitos diversos cruzamentos possíveis entre lideranças políticas para os cargos de governador e de senador.

Na disputa pelo Governo do Estado os nomes de Wilma de Faria (PSB), Garibaldi Filho (PMDB), Fernando Bezerra (PMDB), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT) e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram colocados em confronto, numa sequência de cruzamentos entre cada um deles.

Para a eleição do Senado a pesquisa incluiu nomes da vice-prefeita Wilma de Faria, da deputada Fátima Bezerra, do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do vice-governador Robinson Faria.

A atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, aparece liderando em diversos cruzamentos, mas há uma surpresa interessante quando a pesquisa indagou sobre uma disputa para o Senado entre ela e a deputada federal Fátima Bezerra.

Os números indicam um empate técnico entre as duas – Wilma com 39,59% e Fátima Bezerra com 37,53% – mostrando que ambas precisarão de novos aliados para caminhar em 2014. Na pesquisa de novembro, Wilma tinha 6 pontos percentuais à frente da deputada.


PESQUISA SENADOR ESTIMULADA
Para o Governo do Estado, a amostra confirma a liderança da atual vice-prefeita de Natal em vários dos cruzamentos e lidera tanto na pergunta estimulada quanto na espontânea quando seu nome é incluído. Numa disputa aberta com Henrique Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria, Wilma lidera com 39,35%.
PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA
O nome eleitoralmente mais forte do PMDB continua sendo o do Ministro da Previdência Social, senador Garibaldi Filho. No confronto com Garibaldi e a governadora Rosalba Ciarlini, Wilma mantém a dianteira.
PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA 2
Na disputa direta com o ministro Garibaldi Filho a ex-governadora também leva vantagem.
PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA 4
O desempenho de Wilma é repetido numa eventual disputa com Fernando Bezerra e o atual vice-governador.PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA 7
A Consult também simulou o confronto entre Wilma de Faria e o deputado Henrique Eduardo Alves.
PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA 3
Quando o nome de Wilma de Faria é retirado do cruzamento e incluídos os nomes do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, do vice- governador Robinson Faria e da atual governadora Rosalba Ciarlini, o nome do prefeito aparece em primeiro lugar.
PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA 5
O vice-governador Robinson Faria, até agora o único nome lançado candidato a governador, venceria um confronto contra Fernando Bezerra (PMDB), Fernando Mineiro (PT) e Rosalba Ciarlini (DEM).
PESQUISA GOVERNADOR ESTIMULADA 6
Outro dado interessante da pesquisa, na pergunta espontânea, mostra que até agora o eleitor não está muito envolvido com o pleito.


Quando indagados sobre em quem votaria para governador se a eleição fosse hoje, 72,65% disseram não saber e outros 6,71% disseram nenhum. Wilma tem 8,76%, Garibaldi, 4,59% e Rosalba, 2,71%.

Fonte: www.portalnoar.com
On 08:05 by Erminio Melo   No comments

Vexame do Governo Rosalba: Empresa recolhe ar condicionado da sala do secretário de Segurança, por falta de pagamento

Por falta de pagamento uma empresa que presta serviço ao governo Rosalba Ciarlini, DEM, recolheu equipamentos de ar condicionado instalados no gabinete do secretário de Segurança. É o que revela, com fotos e tudo mais, o repórter Jacson Damasceno, em seu blog do portal Noar.com. Confira: 

Por: Jacson Damasceno 
EXCLUSIVO: Fotos do momento em que levavam o ar condicionado do secretário de Segurança
Em 27 de dezembro de 2013 às 20:04 por Jacson Damasceno
Atualizado em 27 de dezembro às 20:06
ar 2
ar 1
Tweetar
É… a Secretaria de Segurança deu mesmo início à Operação Verão. Não, não estou falando de uma força-tarefa para um maior policiamento nas praias,  mas sim do fato de a empresa que vendeu uns aparelhos de ar condicionado ao estado ter recolhido os equipamentos por falta de pagamento.

Chatinho, né? Tipo, você está numa reunião como secretário, com um monte de subordinados, dando ordens, determinando medidas, de repente chega um carinho de macacão: “Opa, tio, beleza? O senhor desculpa interromper aqui rapidinho. É que vou desmontar seu split aqui, mas pode continuar falando. Vai lá, mete o aço, pode botar pra reiar…”

E a reunião continua num suarê maior do mundo. Realmente muito chatinho.

E não é que um filho de Deus me mandou fotos do momento em que o aparelho era desmontado? Dá um look logo abaixo.

PT. Saudações. Ficou só a fotinha de Rosalba calorenta. rsrsrs

Fonte: http://blogs.portalnoar.com/jacsondamasceno/
On 08:04 by Erminio Melo   No comments

Ministério Público quer saber por que Procuradoria-Geral da República não investigou financiamento irregular do DEM-RN

A revista IstoÉ, desta semana, circula com nova matéria sobre o Caixa 2 do DEM do Rio Grande do Norte, revelado na semana passada e que atinge, ao mesmo tempo, a governadora, Rosalba Ciarlini; seu marido e chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado; o senador, José Agripino; a prefeita cassada, Cláudia Regina; o empresário, Edvaldo Fagundes; a construtora EIT e outras figuras do segundo escalão do Democratas. Confira a matéria: 

Gaveta democrata

Depois de denúncia revelada por ISTOÉ, Ministério Público quer saber por que a Procuradoria-Geral da República não investigou financiamento irregular da campanha da governadora do Rio Grande do Norte
DEM-01-IE-2302.jpg
Linha suspeita O senador José Agripino Maia aparece em grampos acertando financiamento ilegal de campanha
O caixa 2 do DEM no Rio Grande do Norte foi parar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que agora quer saber por que o ex-procurador-geral Roberto Gurgel não investigou o caso. Em sua última edição, ISTOÉ revelou um esquema envolvendo a governadora Rosalba Ciarlini. Como mostrou a reportagem, interceptações telefônicas flagraram o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), e o marido de Rosalba, Carlos Augusto Rosado, acertando detalhes de um financiamento de campanha ilegal. A partir do telefone do contador da legenda Galbi Saldanha, hoje secretário-adjunto da Casa Civil da governadora, funcionários aparecem fornecendo números de contas pessoais para receber transferências irregulares de recursos.
As gravações já haviam sido enviadas à Procuradoria-Geral da República em 2009, mas desde então nada foi feito. O conselheiro do CNMP Luiz Moreira questiona os motivos que levaram ao arquivamento dos grampos. “Este é um exemplo da controvertida gestão de Roberto Gurgel”, diz Moreira. “Trata-se de uma falta de clareza de critérios, que faz com que se pense que ele atuava com parcialidade.” Não é a primeira vez que um parlamentar do DEM se beneficia da vista grossa de Gurgel. O ex-senador Demóstenes Torres, flagrado em escutas da operação Vegas da Polícia Federal, deixou de ser investigado pela Procuradoria Geral da República até a deflagração de outra ação da PF, a Operação Monte Carlo, que confirmou a ligação do parlamentar com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

DEM-12-IE-2302.jpg
Engavetou? Ministério Público quer saber a razão de Roberto Gurgel, ex-procurador-geral da República, não ter investigado o caixa 2 do Democratas  

A retomada das investigações do Ministério Público e da PF no Rio Grande do Norte também provoca efeitos no quadro político local, mais especificamente na prefeitura de Mossoró, segunda maior cidade do Estado. Afastada do cargo por denúncia de abuso de poder econômico, a prefeita Cláudia Regina, também do Democratas, teve a campanha financiada pelo empresário Edvaldo Fagundes. A PF identificou manobra de Fagundes para driblar o bloqueio judicial de seus bens – o empresário estava usando funcionários de suas companhias para movimentar valores expressivos, na maioria das vezes fazendo saques em dinheiro vivo. Afilhada política do senador Agripino, Cláudia tenta conseguir junto ao Tribunal Superior Eleitoral uma liminar para voltar ao cargo, mas o Tribunal Regional Eleitoral determinou que eleições suplementares sejam convocadas em fevereiro ou março para escolher o novo prefeito.

fotos: Adriano Machado/AG. ISTOÉ; Alan Marques/Folhapress

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

On 18:36 by Erminio Melo   No comments

Governo Rosalba paga salários de servidores com atraso


A administração Rosalba Ciarlini, DEM, continua pagando os salários dos servidores estaduais com atraso.

Enquanto Prefeituras como as de Mossoró e Natal, anteciparam os pagamentos de seus servidores, o Governo do Estado divulgou uma Nota, sobre o desembolso referente ao mês de dezembro.

O pagamento que começa dia 30, só vai ser concluído no dia 10 de janeiro de 2014.

Confira a Nota:

“Servidores das pastas da Educação, Saúde, Segurança, UERN e demais instituições com receita própria, independente do valor do contra-cheque, e demais funcionários de outras pastas que recebem salário líquido de até R$ 3.000,00 (três mil reais) terão seus vencimentos depositados em conta a partir do meio dia da próxima segunda-feira (30). Isso corresponde a 93,13% (99.162) do total dos servidores estaduais e perfaz uma soma líquida de R$ 174.540.777,76.

Os demais 6,87% (7.317 servidores) receberão seus salários no dia 10 de janeiro (sexta-feira). Isso corresponde a um montante de R$ 67.025.326,92″.
On 18:36 by Erminio Melo   No comments

Assessoria de Cláudia Regina tenta impedir eleição suplementar em Mossoró

A prefeita cassada e afastada, Cláudia Regina (DEM), através de sua assessoria jurídica, entrou com um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O mandato tenta pedir a realização de eleições suplementares em Mossoró.

Novamente, o processo foi distribuído para a ministra Laurita Vaz.

O pleito suplementar de Mossoró está marcado para o dia 2 de fevereiro.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

On 04:47 by Erminio Melo   No comments

ANIMAL DESCONHECIDO É ENCONTRADO MORTO EM PRAIA NORDESTINA

 
Pescadores e frequentadores da Praia do Grumarejo, em Sergipe, ficaram muito assustados com uma criatura gigante que amanheceu encalhada na praia. O animal desconhecido foi encontrado por um pescador que chegava para trabalhar por volta das 5h40.

João Modena foi o primeiro a ver a estranha criatura, que já estava morta. Ele chamou outros pescadores e a movimentação atraiu a atenção de outras pessoas que já se movimentavam pela praia. Algumas fotos foram tiradas por um popular e enviadas aqui para a redação do Jornal VDD.

O biólogo Luis Mell, consultor do Jornal VDD, disse que nunca viu nada parecido. Javier Asenjo, especialista em vida marinha da Marinha Espanhola, disse por telefone que a criatura é um espécime único e que está aguardando amostras de tecido do animal para testes de DNA.

O animal que tem cerca de 12 metros de comprimento, ainda não foi pesado. Possui dentes afiados como os das piranhas e não aparenta ter nenhum mecanismo que permita a respiração debaixo d’água.

Populares acreditam ser um monstro pré-histórico. A dúvida e o medo ainda pairam sobre a cidade.

domingo, 22 de dezembro de 2013

On 16:39 by Erminio Melo   No comments

Handebol feminino conquista mundial inédito para o Brasil

Publicado por Robson Pires, na categoria BrasilEsporte às 15:32
handebol feminino
A Seleção Brasileira de handebol feminino conquistou neste domingo (22), pela primeira vez e de maneira invicta, o título de campeã mundial da categoria. As meninas do Brasil venceram a dona da casa, Sérvia, por 22 a 20 na finalíssima disputada no país. Antes, a seleção havia derrotado a tricampeã Dinamarca nas semifinais em um campanha histórica, arrancando elogios da presidenta Dilma Rousseff em sua conta oficial no Twitter. “Quem assistiu as meninas do handebol nas Olimpíadas de Londres já havia se apaixonado pela sua garra e categoria”, lembrou Dilma neste sábado (21) pelas redes sociais.
Dilma escreveu ainda sobre a importante colaboração do governo federal no desenvolvimento da categoria no País. “Desde 2003 o governo apoia o handebol. Em junho, Banco do Brasil e Correios assinaram patrocínio de R$ 9,4 milhões para o esporte”, lembrou.
Na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, o Ministério do Esporte investiu R$ 5,4 milhões na Seleção feminina. Já especificamente para os Jogos Rio 2016, a preparação das seleções feminina e masculina conta com R$ 3 milhões do Ministério, R$ 4,4 milhões do Banco do Brasil e R$ 2 milhões dos Correios, totalizando R$ 9,4 milhões de investimentos do governo federal.
On 07:59 by Erminio Melo   No comments

COM NOVA LEI, UGANDA TERÁ PRISÃO PERPÉTUA PARA GAYS



Alguns homossexuais já fugiram de Uganda devido à intolerância
 país
On 05:29 by Erminio Melo   No comments

Dirceu abriu filial de sua consultoria no Panamá

Publicado por Robson Pires, na categoria Brasil às 04:35
dirceu josias
A JD Assessoria e Consultoria, empresa de José Dirceu, abriu uma filial no Panamá, paraíso fiscal da América Central. Está registrada no mesmo endereço da Truston International, controladora do Hotel Saint Peter, aquela hospedaria que ofereceu salário de R$ 20 mil ao presidiário Dirceu, em Brasília.
As duas empresas, a JD Consultoria e a Truston International, anotam em seus registros o mesmo endereço onde funciona o Morgan & Morgan, escritório especializado no fornecimento de testas de ferro a empresas interessadas em se instalar no Panamá. A novidade veio à luz graças aos repórter Andreza Matais e Fábio Fabrini.
Repetindo, para evitar que você se confunda: Dirceu abriu no Panamá uma filial da sua Consultoria, que funciona no mesmo local da Truston, que controla o Hotel Saint Peter, que ofereceu emprego a Dirceu, que aceitou, mas teve de voltar atrás depois que se descobriu que seu “empregador” tinha como acionista majoritário um “laranja” vinculado ao Morgan & Morgan, escritório panamenho que serve de endereço para a consultoria de Dirceu e para a controladora do hotel que o empregaria em Brasília.
On 05:26 by Erminio Melo   No comments
3

Henrique não pode anular ato do STF, diz ministro

Publicado por Robson Pires, na categoria Brasil às 05:04
marco aurelio mello
Ministro Marco Aurélio
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio, advertiu que o Congresso não tem poder de cassar ato jurisdicional. Ele se referiu à ameaça do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, de anular decisão do Supremo Tribunal Federal por meio de um decreto legislativo, caso os ministros confirmem a tendência de proibir doações financeiras de empresas privadas para campanhas políticas.
Marco Aurélio explicou que a decisão do TSE redefinindo o número de deputados, derrubada por decreto legislativo, era um ato administrativo. O presidente do TSE não crê em crise entre os poderes: “A não ser que vingue a Babel, e aí veremos o estágio democrático em que estamos”.
Marco Aurélio chama de “arroubo de retórica” as críticas de Henrique Alves: “O STF cumpre seu dever de guardião da Constituição”. Além de Henrique Alves, Renan Calheiros criticou o STF e também o TSE, reclamando da “usurpação” do papel legislativo do Congresso

sábado, 21 de dezembro de 2013

On 17:32 by Erminio Melo   No comments

Chuvas provocam sangrias de pequenos açudes no Seridó

Publicado por Robson Pires, na categoria Seridó às 19:03
Açude arrombado em Jucurutu (foto: Canindé Soares)
Açude arrombado em Jucurutu (foto: Canindé Soares)
Tribuna do Norte e com informações do informações do blogue Edson Silva – As previsões de chuva para os próximos cinco dias, no semiárido potiguar, emitida pelo setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) na sexta-feira, 20, está se confirmando. Entre a tarde de sexta-feira, 20, e madrugada de ontem, vários municípios do Rio Grande do Norte, principalmente os localizados na região Seridó, com precipitações que variaram de 20 a 90 milímetros. Em Jucurutu, pequenos e médios açudes chegaram a sangrar. Segundo informações do blog do Edilson Silva e de outros da região Seridó, no Distrito de Boi Selado, onde a chuva chegou com mais força, o Açude de Chiquinho Rodrigues começou a sangrar ontem. A localidade registrou chuvas de aproximadamente 100mm. Conforme registro via facebook do repórter fotográfico Canindé Soares, que visitava a região, dois pequenos açudes não suportaram o volumes das águas e romperam.
Segundo depoimentos publicados nas redes sociais a a chuva “deu uma boa molhada na terra em toda região Seridó e a água escorreu bem nas ruas nesta tarde [da sexta-feira]”, um alento, especialmente para o homem do campo, castigado pela estiagem dos últimos dois anos. Algumas áreas da zona rural de Jucurutu também foram banhadas, como é o caso de Boi Selado. No município, os reservatórios estavam secos e a população recebia água via carros pipa contratados pela Prefeitura e da operação mantida pelo Exército. As partes mais baixas do município ainda recebiam água, do rio Piranhas. Valas cavadas no leito do rio levam água a poço de captação da Caern.
JucurutuSítio Pocinhos – 90mm
Sítio Pinturas – 77mm
Sitio Malhada – 90mm
Boi Selado – 100mm
Riacho da Palha – 71 mm
Sitio Cacimbas – 50mm
CaicóCEJA – 20mm
Sede Emparn – 50mm
Sitio Saco do Martins – 27mm
Sitio Santa Cruz – 50mm
Palma – 22mm
Sítio Saquinho 29 mm
Cachoeira Grande – 23 mm
Brasilgás – 21 mm
Sítio Arame – 19 mm
Barra Nova – 19 mm
Serra Negra do Norte
Área rural – 92mm
Fazenda Solidão – 40mm
Barra da Maniçoba – 65 mm
Sítio Alecrim – 36 mm
Jardim de Piranhas
Área rural – 120mm
São Fernando
Área urbana – 65mm
Fazenda Coelho – 48mm

São João do Sabugi

Área Urbana – 47mm
Sitio Gerusalém – 82mm
Sítio Pau D’Arco – 40 mm
São José do Seridó
Sitio Espinheiros – 42mm
Área urbana – 37 mm
Cruzeta
Sítio Caiçara da Jurema – 42mm
Ipueira
Área urbana – 48mm
Brejo do Cruz
Sítio Gatos – 92mm
Timbaúba dos Batistas
Área Urbana – 78 mm
Sítio Currais – 64 mm
Barra da Espingarda – 50 mm
Sítio Picos – 50 mm
Sítio Conceição – 50 mm
Fazenda Milagres – 50 mm
Chácara Guedes – 48 mm
Sítio Arapuá – 40 mm
Área urbana 33 mm
On 16:40 by Erminio Melo   No comments

Recurso vai para ministra

Publicação: 21 de Dezembro de 2013 às 00:00

Comentários0

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, encaminhou para análise da ministra Laurita Vaz, a Ação Cautelar (AC) interposta ontem pela defesa da prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina Freire (DEM), e seu vice, Wellington de Carvalho (PMDB), que pede a recondução de ambos à chefia do Executivo. A determinação do magistrado pegou de surpresa os advogados de Cláudia Regina, que esperavam uma decisão do próprio presidente do TSE. Até o fechamento desta edição, a AC ainda não havia sido redistribuída, pela Secretaria Judiciária, para o gabinete da ministra Laurita Vaz.
Nelson JúniorMarco Aurélio Mello determinou redistribuição do processoMarco Aurélio Mello determinou redistribuição do processo

A Ação Cautelar visa suspender os efeitos de três decisões do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN), que resultaram na cassação da prefeita e vice eleitos. Na quinta-feira (19), a defesa de Cláudia Regina conseguiu derrubar duas das cinco decisões do TRE/RN que haviam determinado seu afastamento do cargo de prefeita. Ela não foi reconduzida à chefia do Executivo porque as três ordens, alvo da AC interposta ontem, ainda persistem. A situação é considerada delicada, porque mesma as decisões favoráveis são em caráter liminar, ou seja, são provisórias. Os processos estão sendo todos encaminhados para a ministra Laurita Vaz.

Na Ação Cautelar, os advogados sustentam que é nulo o posicionamento do TRE/RN para os três processos, por afronta ao devido processo legal. Eles destacam que dos quatro juízes eleitorais aptos a votar, apenas dois teriam reconhecido a existência de abuso de poder político e midiático por parte da prefeita afastada. O terceiro, enfatizaram, entendera presente a captação ilícita de votos, matéria não discutida na causa. Ainda segundo a defesa, os juízes teriam inobservado o artigo 47 do Código de Processo Civil, pois as condutas ilícitas teriam sido praticadas pela governadora Rosalba Ciarlini, que não havia sido citada para integrar a relação processual.

Reuniões

De acordo com os advogados, a prova apresentada com o fim de demonstrar a realização de suposta reunião política com servidores municipais, ocorrida em residência particular, é ilícita, ante a inviolabilidade do domicílio. Eles disseram ser legítimo o engajamento político dos servidores no contexto da atuação privada, sobretudo no caso dos detentores de expediente com horário flexível. Mas negam que tenham utilizado os citados servidores para a elaboração de plano de governo, pois estes teriam colaborado fora do horário de serviço.

Aeronave oficial

Sobre as irregularidades em relação a voos em aeronave oficial, eles assinalaram que a prefeita e o vice não podem ser punidos por conduta de terceiro (no caso a governadora Rosalba Ciarlini). E acresceram que é comum a adoção deste meio de transporte para atender a compromissos nas regiões central e oeste do Rio Grande do Norte, das quais Mossoró é cidade-polo.  Sobre a influência na disputa a ponto de afetar a eleição foi desproporcional à cassação dos mandatos. Eles disseram ainda que não são inexistentes os excessos na publicidade institucional ou na veiculação de matérias jornalísticas nas mídias locais.