quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

On 14:46 by Erminio Melo   No comments

Cientista afirma que o RN está “desordenado” e que “dificilmente” Rosalba se recuperará

-  
antonio spineli
O estado de irreversibilidade da desaprovação popular, atingido pela ex-prefeita Micarla de Sousa (PV) no início do quarto e último ano da sua administração, estaria sendo alcançado agora, no final do segundo ano da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), início do terceiro, mostrando que a gestão do DEM avança sobre aquilo que os adversários políticos e analistas do setor classificam como “micarlização”.

Micarla deixou a administração com reprovação quase unânime – algo como 92%. Sem chances de, sequer, disputar a reeleição. “A alta rejeição ao governo Rosalba é algo que já vinha se desenhando em pesquisas anteriores e agora atinge um nível altíssimo. Isso demonstra a incapacidade do governo em responder as necessidades do Estado e aos anseios da população”, avalia o cientista político Antonio Spinelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN).
Na pesquisa Consult, divulgada nesta terça, Rosalba é desaprovada por oito em cada dez natalenses e por sete em cada dez norte-rio-grandenses. Embora haja tempo, a recuperação da sua imagem como gestora é difícil, segundo Spinelli, uma vez que seria preciso que o governo reformulasse completamente a sua linha política e rearticulasse suas bases de apoio. Além disso, na visão do cientista, seria necessária uma profunda reforma administrativa.
“Não se trata apenas de deficiência num ou noutro setor específico, mas de algo que atinge o governo como um todo e se evidencia mais, obviamente, naqueles setores que mais atingem a população de forma direta, como o setor de saúde, que é apontado pela população como o que entra nas deficiências onde realmente são mais graves. Dificilmente se vê perspectivas de o governo se recuperar desse desgaste”, acrescenta Spinelli.
Do Jornal de Hoje
On 06:04 by Erminio Melo   No comments

Henrique registra candidatura para presidente da Câmara Federal

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 08:52
henrique carta
O Correio Braziliense informa que enquanto a Câmara estendeu até as 22 horas de domingo o prazo de inscrição para os interessados em disputar a presidência da Casa — já estão confirmados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PSB-MG) e, possivelmente, Chico Alencar (PSol-RJ) — , Renan Calheiros (PMDB-AL) sai da toca hoje quando, finalmente, anunciará o que todo mundo sabe há dois anos: que é candidato a suceder José Sarney (PMDB-AP) no comando do Congresso. Fará isso às 17 horas, pouco mais de 12 horas antes da eleição.

Os deputados candidatos já viajaram pelo país inteiro de avião — fretado, emprestado ou de carreira. Henrique Alves, por exemplo, percorreu 14,4 mil quilômetros, passando por 11 capitais, com combustível pago pelo PMDB a valores não revelados. Os panfletos de propaganda foram impressos e distribuídos com as 5,9 mil cópias do livro que o deputado editou sobre sua atuação parlamentar. O valor total da impressão foi de R$ 25,9 mil. Júlio Delgado (PSB-MG) acumulou 18 mil quilômetros voados por 10 capitais, mas pagou as viagens com dinheiro do próprio bolso. Distribuiu 2 mil folhetos, que custaram R$ 1,4 mil. Rose de Freitas (PMDB-ES) ficou em Brasília, mandou imprimir 2 mil panfletos e posicionou 40 cavaletes e 30 faixas nas superquadras onde os deputados moram, em Brasília.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

On 15:38 by Erminio Melo   No comments

Macau: Mulher tenta botar fogo no marido e se dá mal

 
Móveis destruídos pelo incêndio
Em Macau a dona de casa Maria de Fátima Firmino da Silva, depois de passar o domingo(26) se divertindo com o marido, Alderi Queiroz da Silva, ao chegar em casa à noite, teve um ataque de ciúmes. O casal teve um desentendimento e a mulher esperou o companheiro se deitar, pegou um litro de solvente e jogou sobre o colchão onde o marido se encontrava, espalhando solvente também nos móveis da casa.
Por um descuido o solvente também atingiu a roupa de Maria de Fátima e sem perceber ela ateou fogo nos objetos e as chamas atingiram a própria incendiaria. Alderi acordou apavorado, pulou a janela do quarto e escapou sem ser atingido pelas chamas.
A mulher em chamas, foi socorrida pelos vizinhos, levada para o hospital Antônio Ferraz com queimaduras de 1º e 2º graus, em seguida encaminhada para Natal. do blog de luciano seixas
On 15:36 by Erminio Melo   No comments

Caern anuncia a realização de novo concurso público com oferta de 27 funções para os níveis fundamentais, médio e superior

HPIM0189.JPGCaern realizará novo processo seletivo 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) contratou a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) para realização do concurso público 2013. O edital será divulgado em breve e oferecerá 27 funções para os níveis fundamentais, médio e superior.
Com requisito de escolaridade fundamental as funções são: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Eletromecânico, Mecânico Geral, Mecânico de Manutenção, Operador de Sistema de Água e Esgoto, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado, Sondador.
As funções de nível médio serão: Técnico de Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Topografia, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico de Geologia, Técnico de Manutenção de Computador e Técnico de Segurança do Trabalho.
As provas de nível superior serão para Advogado, Analista Ambiental, Analista de Sistema, Analista de Suporte, Arquiteto, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista.
De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, Vicente de Paula, o Concurso 2010 continua válido até 2014. Mas é necessária a realização de novo Concurso em razão de inexistência de cadastro de reserva para os cargos que estão sendo oferecidos no certame 2013.
Além disto, a Caern, a partir de setembro de 2012, iniciou o Programa de Aposentadoria para os servidores e possui uma crescente demanda de serviços, o que justifica a realização do novo Concurso. Os detalhes do concurso serão divulgados com o edital, incluindo as vagas existentes e para o cadastro de reserva. (Com informações da Assessoria da Caern). do blog de luciano seixas
On 15:34 by Erminio Melo   No comments

Macau, Pendências e Triunfo Potiguar integram rol de cidades que se beneficiarão da Operação Carro Pipa



A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, órgão da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com sede na capital do Estado, realiza o terceiro convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com a Sejuc, a partir de hoje, terça-feira, 29 de janeiro, até o dia 15 de fevereiro, uma sexta-feira, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado. De acordo com a informação vinda da assessoria de comunicação social da Secretaria, em Natal, a Operação Carro Pipa irá atender mais 14 municípios potiguares em situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem/seca, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Governo Federal – e que é executado pelo Exército. Em relação ao programa federal estão sendo incluídas mais três cidades: Baraúna, Caiçara do Norte e Itajá. Em Itajá, de acordo com informação do ex-prefeito e secretário municipal de Administração, Lutércio Guimarães, a cidade poderá receber um ou até dois carros-pipa para garantir a distribuição de água potável aos setores do município onde o problema do abastecimento está mais agravado. Com relação à Operação Carro Pipa do Estado, o prefeito das cidades que terão a oportunidade de ingressar na ação emergencial deve procurar o Setor de Convênio da Secretaria, no Centro Administrativo, desta terça-feira, dia 29 de janeiro, até o dia 15 de fevereiro, das oito da manhã às quatro da tarde. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Os municípios convidados para assinar o protocolo de intenções são os seguintes: Macau, Lagoa Nova, Guamaré, Galinhos, Timbaúba dos Batistas, Santana do Seridó, Grossos, São Miguel, Rafael Godeiro, Paraná, Pendências, Encanto, Triunfo Potiguar e Sítio Novo. do blog de luciano seixas
On 15:31 by Erminio Melo   No comments

Precatórios: CNJ decide aprofundar

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 15:40
desembargadores No julgamento do Processo Administrativo Disciplinar (PAD nº 0002719-62.2012.2.00.0000) em desfavor dos desembargadores afastados Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, suspeitos de fazerem parte do esquema de desvio de recursos públicos da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, realizado na data de ontem (29), o Conselho Nacional de Justiça decidiu aprofundar as investigações, mantendo os afastamentos dos Desembargadores.
Durante a sessão, o Conselheiro Relator, Jorge Hélio, apresentou as provas colhidas e sugeriu a pena de aposentadoria compulsória aos Desembargadores, punição máxima possível na esfera administrativa. Entretanto, o CNJ, por maioria, acompanhando a divergência aberta pelo Conselheiro Silvio Rocha, decidiu por aprofundar as investigações.
O posicionamento do CNJ não desqualifica ou anula os elementos probatórios colhidos até o momento pela investigação. Trata-se de uma medida preventiva, uma vez que, para a maioria dos Conselheiros, é preciso refazer as perícias do caso, a fim de evitar questionamentos futuros no Supremo Tribunal Federal (STF), já que os acusados alegaram cerceamento de defesa. Para a conclusão, o CNJ estipulou prazo de 140 dias.
O CNJ deliberou, ainda, pelo encaminhamento da documentação para que a Corregedoria Nacional de Justiça analise a possibilidade de abertura de sindicância para verificar se os supostos desvios praticados nas gestões dos Desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro tiveram alguma repercussão na administração da Desembargadora Judith Nunes
On 15:28 by Erminio Melo   No comments

Governadora consegue liberação imediata de R$ 5 milhões para instalação de poços artesianos

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 16:38
rosa ministro
A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, na manhã desta quarta-feira (30), para discutir o andamento da liberação de recursos para diversos projetos de ampliação de sistemas de abastecimento d’água, implantação de adutoras, recuperação de barragens e instalação de poços artesianos, apresentados pelo Governo do Rio Grande do Norte no ano passado e aprovados pelo Governo Federal, dentro do programa PAC Semiárido.
O ministro se comprometeu a agilizar a liberação de R$ 22 milhões, que já estão autorizados. A Governadora pediu prioridade máxima para os recursos destinados à instalação de poços artesianos, que, segundo ela, são a solução imediata mais efetiva para minimizar os efeitos da estiagem na vida da população, dado o atual cenário de redução do nível de água dos açudes. Sensível ao pleito da Governadora, o Ministro autorizou a liberação de mais 5 milhões de reais, somente para a instalação de poços artesianos.
A governadora e o ministro também acertaram detalhes da visita que a Presidente Dilma fará ao Rio Grande do Norte, no início do mês de março. Na ocasião será inaugurada a primeira fase da Adutora do Alto Oeste, que está sendo concluída com recursos estaduais e federais. O investimento do Governo do Estado é de R$ 24 milhões. A obra, que está na fase final de testes, vai levar água a municípios com deficiência crônica de oferta, como Luís Gomes
On 15:27 by Erminio Melo   No comments

Alta da gasolina na bomba será de até 4,8%

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 17:24
O aumento de 6,6% no preço da gasolina nas refinarias, anunciado na terça-feira pela Petrobrás, deve refletir em um acréscimo entre 4,6% e 4,8% no valor final do combustível nos postos, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Paiva Gouveia. Esse porcentual, explicou, significa uma alta entre R$ 0,08 e R$ 0,10 no preço do litro da gasolina.
De acordo com Gouveia, o porcentual mais baixo no repasse ao consumidor final se justifica pelo fato de o aumento ser no preço da gasolina tipo A, pura. A gasolina vendida nos postos, tipo C, conta com uma mistura de 20% de etanol e o etanol não teve aumento, destacou. “Na composição da gasolina C, que é aquela que o consumidor compra, vai 20% de etanol, e o etanol não teve aumento. Por isso que a porcentagem é menor”, justificou. Segundo ele, caso haja aumento no valor do etanol, o cálculo será refeito. “Se houver mudança, deverá ser feito novo cálculo”, disse.
Esse aumento deverá levar até três dias para chegar às bombas de gasolina, mas já pode ser sentido em alguns postos a partir desta quarta-feira, informou Gouveia. “Os postos costumam ter estoque de combustível de até três dias e o repasse será sentido a partir da próxima compra (de combustíveis) das distribuidoras”, explicou.
Já o óleo diesel, que teve aumento anunciado de 5,4%, deve ter reajuste nas bombas de 4,6%. Gouveia explicou esse valor pela “concorrência” entre postos, já que no diesel não há mistura com etanol. “É uma questão de mercado, se o preço sobe demais, não vendemos o combustível”, diss
On 15:26 by Erminio Melo   No comments

Wilma: Gestão Rosalba está sem comando, sem metas e sem rumo


wilma-e-rosalba-cara-a-cara
Ao analisar os números que evidenciam desaprovação do governo Rosalba Ciarlini em mais de 70 por cento, conforme a pesquisa Consult, a atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria considera um fato preocupante, já que segundo ela, é uma constatação da própria população que se ressente de serviços básicos e essenciais de qualidade e isso não é bom, nem para o Rio Grande do Norte, nem para o seu povo. Mesmo assim, Wilma de Faria entende que existe tempo hábil para recuperação do governo.

Mas, para que isso aconteça, a ex-governadora diz que é necessário que a governadora tenha comando, metas e cumprimento dessas metas e dos compromissos assumidos com a população durante a campanha eleitoral. “No momento o governo está sem rumo”, observa Wilma de Faria, lembrando que os 70 por cento de desaprovação do governo é coisa nunca vista no Rio Grande do Norte. Wilma diz ainda, que tem visitado alguns municípios do Estado e constatado certa frustração da população que segundo ela, é motivado, principalmente pela falta de ações efetivas do governo num momento de crise aguda que vive o homem do campo em razão da seca.
Wilma de Faria conclui reconhecendo que existe um sentimento popular pedindo a sua volta ao Governo do Estado, tanto pela decepção com relação ao atual governo, quanto pelo reconhecimento do povo ao trabalho que realizou no Rio Grande do Norte. Ela considera gratificante as demonstração de incentivo e apoio ao seu nome, mas reitera: “até agora nada foi decidido sobre meu futuro político”.
Do Jornal de Hoje

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

On 17:02 by Erminio Melo   No comments


Prefeito de Macau entrega Centro Comercial Chico do Chinelo

Descerramento da Placa inaugural
Em clima de festa e com a presença maciça da população o prefeito Kerginaldo Pinto entregou na manhã deste sábado o Centro Comercial Chico do Chinelo. Erguido na Praça Capitão José da Penha, o empreendimento iniciado na gestão do ex-prefeito Flávio Veras é dotado de 24 lojas, banheiros e duas lanchonetes.
Participaram da solenidade, o vice-prefeito Einstein Barbosa, o presidente da Câmara Municipal Oscar Paulino, vereadores, o ex-prefeito Flávio Vieira Veras, secretários municipais, assessores, a imprensa local, comerciantes e populares.
Natural de Taipu, Franciso Teodósio da Silva chegou em Macau na década de 30, onde deu seus primeiros passos no comércio informal, vendendo sandálias havainas, fato que lhe rendeu o carinho apelido de Chico do Chinela. Em Macau viveu até seus últimos dias de vida, vindo a falecer em abril de 2003.
Muito emocionado, falou em nome da família o filho do homenageado, Rildo Teodósio, que destacou particularidades da vida do pai, como a perseguição política que sofreu na cidade salineira. “Meu pai deixou exemplos de honestidade, honradez e espírito público e isso nos orgulha muito neste momento em que vimos a sua memória lembrada de forma justa pela prefeitura”, disse.
O prefeito Kerginaldo Pinto destacou a simplicidade do homenageado e falou do apoio popular a indicação do nome de Chico do Chinelo para o Centro Comercial. “Acredito que nunca antes um prefeito inaugurou uma obra com tanto respaldo popular, seja pela sua importância para economia da cidade ou pela justa homenagem que faz a um homem que adotou a nossa cidade como sua terra natal e aqui viveu suas grandes paixões, a política e o comércio”, finalizou o prefeito.
Prefeito Kerginaldo Pinto fala da importância do empreendimento
Centro Comercial entregue à população
Mais Flashes da inauguração do Centro Comercial Chico do Chinelo – Fotos Pedro Lima
Armazenado em Macau PMM Seja o Primeiro a Comentardo blog arafran peter